Assistentes territoriais do Bahia Produtiva já atuam em todo estado


Os assistentes territoriais do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já estão atuando nos 27 Territórios de Identidade da Bahia com a realização de capacitações para associações comunitárias, sindicatos e cooperativas dos municípios consorciados, visando à concorrência aos editais do projeto.   

Foram investidos R$80 milhões em três editais de chamadas públicas de apoio a subprojetos socioambientais, da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura e da bovinocultura de leite que vão beneficiar agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos e comunidades tradicionais e famílias assentadas de reforma agrária dos 27 Territórios de Identidade.

De acordo com o coordenador do projeto, Fernando Cabral, esse é a primeira ação dos assistentes territoriais. “Nesse momento a nossa equipe está divulgando e tirando dúvidas sobre os editais. Queremos obter o maior número de manifestações de interesse para melhor qualificar os nossos projetos”. 

Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.car.ba.gov.br, se cadastrar e preencher o formulário online da Manifestação de Interesse. Lá, também está disponibilizado todo o conteúdo dos editais. 

O presidente da Associação Comunitária de Trabalhadores Rurais de Amargoso, do município de Tanquinho, Antônio Figueiredo, ficou entusiasmado com a possibilidade de construir uma nova casa de farinha na sua comunidade, que atende a aproximadamente 200 famílias assentadas no município. “Esta reunião foi importante porque tirou dúvidas da gente. Espero que dê tudo certo”.
O prazo de inscrição para os editais da Cadeia Produtiva do Leite, Apicultura e Meliponicultura segue até o próximo dia 20/09. Já para concorrer aos de Subprojetos Socioambientais é até 25/09.

O Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva vai realizar ações voltadas para integrar a produção às agroindústrias, assim como para agregação de valor e acesso aos mercados. Entre os objetivos do projeto estão a inclusão produtiva e o acesso a mercados, segurança alimentar e nutricional, melhoria do acesso ao serviço de abastecimento de água e saneamento, infraestrutura básica necessária para apoiar a produção e a comercialização, entre outros.

O Projeto conta com 27 Assistentes Territoriais, que deverão conduzir suas atividades com os princípios básicos de descentralização e de participação comunitária. Entre suas atribuições estão a divulgação do Bahia Produtiva junto ao público beneficiário; a articulação com os programas voltados para os processos de comercialização e políticas públicas de fomento, produção, agroindustrialização e assistência técnica; o acompanhamento e monitoramento das ações do projeto; e a realização de visitas técnicas de campo para a acompanhar e supervisionar todas as etapas dos subprojetos.
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.