Eleitores de Sobradinho são convocados a participarem da Eleição para Conselheiro Tutelar


No dia 4 de outubro, primeiro domingo do mês, acontecerá em todos os municípios brasileiros eleição unificada e com participação popular para a escolha dos Conselheiros Tutelares. Em Sobradinho a eleição será na Escola Estadual Maria José Lima Silveira, na Vila São Joaquim e no povoado de Algodões das 8h às 17h. Todos os eleitores do município podem votar em até cinco candidatos aprovados no processo seletivo. 

Basta que apresentem um documento com foto e o título de eleitor. O voto é facultativo. Doze candidatos estão disputando uma das cinco vagas para um mandato de quatro anos. Desde o dia primeiro de setembro que eles iniciaram a campanha eleitoral e estão nas ruas e nas redes sociais conquistando o voto do eleitor. A campanha vai até o dia 4 de outubro, data da eleição, quando serão escolhidos os cinco membros do Conselho Tutelar, um instrumento forte de proteção à infância e adolescência. 

Os candidatos passaram por um processo seletivo e receberam capacitações sobre o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente, noções de informática e psicologia. Para ter direito a disputar o cargo de Conselheiro Tutelar os postulantes devem cumprir algumas exigências, como ser morador da cidade há pelo menos dois anos, ter idade superior a 21, 2º grau completo e não possuir antecedentes criminais. Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, com competência e organização previstas no ECA. O Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

"Os conselheiros são guardiães do ECA e exercem uma função importante na sociedade, que é a de zelar por crianças e adolescentes que sofreram qualquer tipo de ameaça ou tiveram seus direitos violados. Convocamos os eleitores para participarem do processo eleitoral do dia 4 de outubro e votarem em candidatos comprometidos com a causa da infância e juventude e que tenham competência e disponibilidade para fazer o conselho funcionar e atender a essa demanda social", ressaltou Fernanda Berti Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. 

Confira a lista dos candidatos: 

Bárbara Jeane Silva Menezes 
Eluana de Lima Melo Lira 
Emerson Luiz Rodrigues da Silva 
Gércia Maria da Silva 
Jirlene Ferreira dos Santos Pereira ]
Leudivânia Mariano de Souza 
Maria Parecida Dias Xisto 
Paulo Roberto Barbosa de Jesus 
Roseane Lima de Souza 
Rosimeire Nery da Silva 
Sólon de Souza Mariano Sobrinho 
Valquiria Santos Souza 

Asscom
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.