Estudantes da República do Irpaa recebem familiares e organizações sociais em encontro


Nos dias 12 e 13 de setembro, as/os estudantes da República do Irpaa receberam no Centro de Formação D. José Rodrigues familiares e entidades que indicaram as/os jovens que residem na República. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, com objetivo de proporcionar uma aproximação entre o Irpaa e as entidades, a fim de discutir sobre os desafios, perspectivas, possibilidades de continuação da República.
O encontro, organizado pelos/as estudantes e pelo Irpaa, contou com uma programação extensa. No primeiro momento, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek fez uma breve apresentação do histórico da instituição, e o surgimento do paradigma da Convivência com o Semiárido, em seguida enfatizou o porquê e o surgimento da República.
O Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, relatou como se deu o início da República, enfatizando que a maioria das/dos jovens que participaram da formação nesse espaço, hoje estão contribuindo em diversas partes do Semiárido, trabalhando pela convivência com o clima, além de serem agentes transformadores na sociedade como um todo.
Júlio Cesar e Mayara Cunha, integrantes da República, explicaram como está a República hoje, falando sobre as atividades diárias, os estudos, a convivência e as conquistas e desafios. Houve também um momento de lembrança da memória de uma das coordenadoras da turma, a Irmã Marineide, que faleceu em 2014.
No segundo momento, José Moacir, colaborador do Irpaa, instigou questões acerca do que é juventude, para em seguida realizar trabalho em grupo e uma discussão sobre qual a expectativa da comunidade quanto ao retorno dos/das estudantes.
Houve na noite de sábado, a “noite cultural”, com cirandas, apresentação do toré e músicas tocadas pelos estudantes finalizando o momento com muito forró. No segundo dia foi discutido o futuro da República, através da dinâmica de grupos, que, dessa vez tiveram de responder quais as melhores formas de contribuir para a continuidade desse projeto de formação de jovens oriundos do campo.
O encerramento ocorreu com um almoço, com muita emoção na despedida dos familiares, já que as/os estudantes só retornarão as suas casas no final do ano.
Texto: Júlio Cesar, Lealda Maria, Letícia, Luiz Henrique/Fotos: Maria orfbeorf
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.