Presidente da Bahia Pesca visita Sobradinho e apresenta projeto estruturante para o setor


O Presidente da Bahia Pesca Derneval Oliveira Junior, esteve visitando Sobradinho, quando apresentou projeto estruturante que irá dinamizar o setor, gerando emprego e renda para pescadores e piscicultores familiares. 

Segundo o Presidente da Bahia Pesca, as intervenções são necessárias para o desenvolvimento regional e os projetos se tornam cada vez mais urgentes e de caráter estruturante, pois o retrato atual reflete um segmento artesanal, que precisa de suporte desde os aspectos de produção até a comercialização. "É necessário que sejam implementados projetos que permitam impulsionar a pesca artesanal e alavancar a piscicultura, profissionalizando a atividade e permitindo a estruturação desta cadeia produtiva", destacou o Presidente. 

O Projeto estruturante discutido para Sobradinho consiste no desenvolvimento e fortalecimento da piscicultura em tanques-redes, o que para o Presidente, vai gerar emprego e renda, dinamizar o setor e garantir segurança alimentar. " Este projeto estruturante pretende agregar pessoas da agricultura familiar. É um projeto simples , mas com grandes resultados. São previstas seis gaiolas por família, a um custo de cerca de dezenove mil e quinhentos reais, com ração subsidiada e acesso ao crédito, algo praticamente inédito para quem está na atividade há anos,"falou o Presidente. Derneval Oliveira Junior solicitou aos entes municipais que identificassem as áreas e já iniciassem o processo de cadastramento do público alvo. "Sobradinho possui um potencial imenso para a pesca e a aquicultura. 

Precisamos explorar mais esses segmentos, de grande importância econômica e social, mediante ações compartilhadas com o governo federal, estadual e municipal para atender as associações e colônias de pescadores", declarou o Presidente. A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, garantiu a contrapartida do município e já mobilizou seus técnicos para atuarem nesta ação. 

Na oportunidade o gestor da pasta solicitou apoio para desenvolver a atividade de piscicultura em viveiros escavados com a criação de tambaqui e pintado (surubim) em Sobradinho. Também foi discutida a necessidade de realizar em Sobradinho um evento técnico, com o Consórcio dos Municípios do Território São Francisco, para se discutir o desenvolvimento da pesca e piscicultura nos municípios.
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.