Ações preventivas à saúde da mulher marcam o Outubro Rosa em Sobradinho


A Secretaria de Saúde de Sobradinho está vivenciando o "Outubro Rosa", com uma ação preventiva que tem levado informações às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Os profissionais da saúde estão ministrando uma série de palestras educativas em todos os postos de saúde, com o objetivo de sensibilizar à população quanto ao combate do câncer que mais atinge mulheres no mundo. 

As usuárias participam das palestras e de um café da manhã, onde podem socializar informações e experiências. A programação de palestras começou no dia 6 de outubro e segue até o dia 27, para o público da Policlínica. No dia 30, acontecerá uma caminhada de encerramento que reunirá usuárias do sistema, representantes dos diversos segmentos sociais e comunidade. 

De acordo com a Enfermeira Tereza Newman Sento Sé , Coordenadora da Atenção Básica, as mulheres de Sobradinho são encaminhadas ao serviço de mamografia, mediante agendamento, sem qualquer dificuldade de acesso. " O acesso a este importante exame de prevenção é garantido e nós estimulamos nossas usuárias a realizar a mamografia e demais exames preventivos de rotina, fortalecendo as ações de garantia de saúde da mulher", declara.

Para o Secretário de Saúde, Antônio Carlos, a intenção é facilitar o acesso à informação, fazendo com que as mulheres conheçam melhor o seu corpo, busquem orientações com profissionais da área de saúde e valorizem o exame que possibilita o diagnóstico precoce. "O diagnóstico precoce ainda é apontado como uma das formas mais eficazes de combate à doença. Toda a família e a sociedade devem incentivar a prevenção, como manutenção da vida", esclarece. 

Em 2014, o município de Sobradinho registrou quatro óbitos por câncer de mama. Em 2015, foi registrado um caso de morte pela doença. No estado da Bahia, no ano de 2014 , foram 10 mil óbitos por neoplasias diversas.Destes, 761 por câncer de mama.

Ascom
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.