Gestão pública estadual investe em ferramentas tecnológicas



Com média mensal de um milhão de acessos, o Portal do Servidor inovou e ampliou as possibilidades de os servidores do Estado terem acesso aos principais serviços disponíveis no site como a consulta de contracheque e à lista de parceiros do Clube de Desconto, além de notícias. 

Há apenas um mês e meio disponível para download, o aplicativo mobile do portal pode ser baixado em plataformas com sistema operacional Andróide e o iOS, que contempla os usuários de smartphones e tablets da Apple. A ferramenta é resultado de ação conjunta da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). 

Desde que foi disponibilizado no site já foram contabilizados cerca de 10,6 mil downloads. A expectativa é que o número aumente nos próximos meses. De acordo com o gestor do portal, José Carlos Peixoto, ainda em 2015, será lançada a versão para o Windows Mobile. 

Segundo ele, “o mobile, o acesso aos aplicativos para serviços, tanto na esfera comercial quanto na esfera pública, em nível mundial, é cada vez mais crescente. O Governo da Bahia entendeu este processo. Foi proativo e disponibilizou este aplicativo que proporciona mais comodidade ao servidor”.

Seminário de tecnologia

Para apresentar e compartilhar soluções tecnológicas, em funcionamento ou em desenvolvimento no Brasil, acontece no Gran Hotel Stella Maris, até esta sexta-feira (9), em Salvador, o 43° Seminário Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para Gestão Pública (Secop). 

A abertura do evento foi realizada, na noite desta quarta (7), com a presença de profissionais do setor, do secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, do presidente da Prodeb Samuel Pereira Araújo, do secretário de Administração do Rio Grande do Norte e vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abeptic), Marcony Lima, entre outras autoridades.

Segundo o titular da Saeb, o Governo da Bahia apoia o evento por ser “o principal fórum de informática pública do País”. Na oportunidade, ele destacou os avanços tecnológicos na gestão estadual e antecipou novidades, como a Infovia Digital, a maior Sala Cofre do Norte-Nordeste, que vai possibilitar a consolidação de data centers, e, em 2016, a implantação do novo Sistema de Recursos Humanos do Estado, que vai propiciar uma modernização política de RH no Estado da Bahia”. 

Para o presidente da Prodeb, as palestras e debates do seminário permitirão melhorias em TIC nas esferas municipal, estadual e federal. “Estamos discutindo sobre [a forma] de melhorar a gestão pública como um todo. [Neste] evento, os estados trocam uma série de soluções. Isso evita repetições e gastos desnecessários”.

Iniciativas transversais

Representando a Secretaria de Logística e TI (SLTI) do Ministério do Planejamento, Fernando Siqueira, secretário adjunto da SLTI, afirmou que o governo federal dispõe de iniciativas de TI que são transversais e impactam de forma horizontal em todos os órgãos da União. 

“Não temos dúvida que muitos dos problemas que os órgãos federais enfrentam, em relação à melhoria na prestação de serviço ao cidadão, prestação de informações à sociedade, a promoção da participação da sociedade, enfim, todos estes desafios, são alavancados por tecnologia da informação com soluções de TI. Muitas das soluções que a gente vem construindo no âmbito federal também podem ser utilizadas pelos órgãos estaduais”, disse ele.

Pedro Moraes /GOVBA


Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.