Oficializado em Pernambuco o Dia em Defesa do Velho Chico


O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, agora faz parte do calendário oficial do Estado de Pernambuco. Por iniciativa do deputado Lucas Ramos (PSB), a Assembleia Legislativa (Alepe) aprovou por unanimidade o projeto de lei 262/15, através do qual institui o dia 3 de junho como data reservada para ações em defesa do rio São Francisco no território pernambucano. O projeto já foi sancionado pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB). 

Com isso, o governo estadual poderá inserir atividades junto a escolas e outras áreas de atividades. Na sua justificativa, o parlamentar considera como "urgente" uma ação em defesa do rio. "A situação atual do rio São Francisco é preocupante. Como se não bastasse a agressão ambiental, o desague irresponsável de esgoto em suas águas, a destruição de matas ciliares, provocando grande assoreamento da calha do Velho Chico, o problema se agrava com a falta de chuva na região centro-oeste de Minas Gerais, onde está a principal nascente do São Francisco", considera o parlamentar. Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, que integra a estrutura do CBHSF, Uilton Tuxá, comemorou a medida: "Acho uma decisão importante porque agora temos um reforço na programação desenvolvida pelo Comitê no dia 3 de junho, no âmbito de toda a bacia hidrográfica", disse. 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. 

Ascom/CBHSF
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.