Associação do Salitre investe no doce de tamarino e começa a participar de Feiras regionais


De sabor azedo, porém muito atraente, o tamarindo ou tamarino, como é popularmente chamado, é uma fruta conhecida no Semiárido brasileiro. O “melado” de tamarino sempre foi um tipo de doce produzido nas cozinhas das comunidades do Salitre, em Juazeiro (BA), e muito saboreado, sobretudo pelas crianças. 

Devido a tradição e de certa abundância da fruta nas roças do Vale do Salitre nos períodos de safra, a Associação de Baraúna deu início a produção de doces para comercialização. Foi a partir do incentivo do Irpaa e de uma professora que possui uma propriedade na comunidade de Baraúna que um pequeno grupo de mulheres deu início à produção, conta a presidente da Associação Comunitária, Ilca Ribeiro. A Associação recebeu da família da professora a doação de alguns equipamentos como mesa e fogão industrial. Além disso, o grupo de mulheres participou de uma oficina ministrada pela mesma e hoje conta com assessoria técnica do Irpaa na organização da produção. 

Desde o mês de maio, a geleia e doce de tamarino vem sendo comercializados nas comunidades e agora também em Feiras voltadas para agricultura familiar e gastronomia local. Sônia Ribeiro, uma das lideranças da Associação que assumiu o projeto de produção dos derivados do tamarino, diz que se surpreendeu com a primeira grande venda feita fora do Salitre. Segundo ela, a Feira SemiáridoShow, realizada pela Embrapa e o Irpaa no mês de outubro, superou as expectativas da Associação com relação às vendas: “foi melhor do que a gente esperava”, reconhece. 

A próxima experiência de divulgação e comercialização do produto será na 1ª Feira Criativa da Caatinga, que vai acontecer de 13 a 15 de novembro, na Orla Nova de Juazeiro. O evento, realizado pela Casa do Artesão, irá reunir expressões da arte, comunidades tradicionais, agricultura familiar e culinária regional oriundas de 22 municípios da Bahia e Pernambuco. 

Agência Chocalho
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.