Feira de Saúde em Juazeiro ofertará serviços para população da cidade e de outros nove municípios da região


Com o objetivo de ofertar atendimentos de saúde para a população de Juazeiro (BA) e dos dez municípios da microrregião (Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos, e Sento Sé), acontecerá de 18 a 24 de novembro, das 7h às 17h, na Orla II em Juazeiro, a Feira de Serviços ‘Saúde Sem Fronteiras’. O programa é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).
O cronograma inclui serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia (cirurgias de catarata e glaucoma) e odontologia (Odontomóvel).
A meta é realizar 5 mil atendimentos de triagem para catarata (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos. De acordo com Tatiana Malta, diretora da Atenção Básica do município, em relação à triagem para catarata o paciente precisa ter mais de 60 anos e se dirigir à Unidade de Saúde do seu bairro para os devidos encaminhamentos. Já para o atendimento de glaucoma, o paciente também deverá se dirigir a Unidade de Saúde, porém não terá critério de idade.
Em relação ao glaucoma, qualquer paciente, independente da idade, poderá ser atendido. Para os serviços oferecidos pela carreta odontológica, o usuário deve apresentar o cartão SUS e o documento de identidade (RG); já para os exames de mamografia as usuárias, além de apresentarem o cartão SUS e o RG, devem ter entre 49 a 60 anos“, explicou o secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra. O município irá viabilizar o transporte e logística para o encaminhamento dos usuários do SUS do território, em todos os seguimentos – consulta oftalmológica, realização da cirurgia e consulta de avaliação pós-operatória.
Objetivo
Uma das finalidades do ‘Saúde Sem Fronteiras’ é reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade aos procedimentos de glaucoma e catarata, bem como de odontologia e o rastreamento do câncer de mama.
De 18 a 22 de novembro serão realizadas as consultas médicas, e de 19 a 24 de novembro as cirurgias. As revisões das cirurgias de catarata acontecerão de 24 a 26 de novembro, e os pacientes portadores de glaucoma após 90 dias. Para aqueles que forem realizar a cirurgia de catarata, será necessária a presença de um acompanhante, que não pode ser idoso, menor de 18 anos e com crianças.
Ascom
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.