Inmetro atesta capacidade técnica do Ibametro para atendimento a grandes empresas


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), acaba de receber o certificado de acreditação do seu Laboratório Metrológico de Massa (LMM) pelo Inmetro, o que atesta a sua competência para realizar calibrações e ensaios constantes no Escopo de Acreditação até o ano de 2020. O LMM atende a empresas de todo o país.
A acreditação dá respaldo ao Laboratório para fazer calibração de instrumentos e equipamentos; análise crítica de certificados; a verificação de processos; suporte à elaboração de procedimentos e treinamento de pessoal, entre outras ações. “Periodicamente, o Ibametro precisa comprovar ao Inmetro, via órgão certificador, a sua aptidão para realizar tais atividades, de relevante impacto para as empresas baianas. Com um laboratório de ponta instalado em Salvador, a comunidade baiana elimina custos de ter de fazer essas operações em outros estados”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
O gestor ressalta ainda que o laboratório também dá suporte e monitora a rastreabilidade dos padrões utilizados pelo Ibametro em suas atividades de fiscalização. Desta forma, os instrumentos utilizados pelo órgão, como pesos e balanças, são calibrados, periodicamente, visando uma prestação de serviço de qualidade à população baiana. Essa facilidade reduz custos de operação também para o Ibametro. Outros órgãos delegados do Inmetro e empresas situados nas regiões Norte e Nordeste também se beneficiam do LMM pela proximidade geográfica.
O processo de acreditação do LMM ocorreu a partir da auditoria realizada pelo Inmetro, no período de 27 a 30 de abril, deste ano, sob a coordenação da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial (DDE), composta pelo diretor Yann Andrade Fernandes, pelo coordenador de Metrologia Científica e Indústria, Reginaldo Alves dos Santos e demais colaboradores da equipe, que se empenharam para que o LMM completasse 21 anos de atividades ininterruptas em 2015 dando seguimento o trabalho de excelência que vem realizando no atendimento ao comércio, indústria e à população.
Ascom - Ibametro
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.