Núcleo de Negócios da Facape inicia atividades e incentiva alunos e professores a empreender


Equipes do Núcleo de Negócios da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) já estão ‘arregaçando as mangas’ em busca de novas ideias. As atividades iniciaram no mês passado e prosseguem com encontros, palestras e capacitações de especialistas de diversas áreas.
O Núcleo de Negócios é um projeto de pesquisa e extensão tecnológica, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), através da Invasf (Incubadora de Empresas do Vale do São Francisco), que tem como proposta principal promover a criação de novas ideias e projetos no ambiente acadêmico. De acordo com Cátia Freitas, gestora da Invasf, é mais um espaço para que estudantes e professores da Facape possam empreender.  
“O objetivo é desenvolver grupos de pesquisas e projetos de negócios no ambiente institucional, a partir de demandas da região. As ideias e projetos serão validados e testados nos próprios Núcleos Empreendedores, levando em consideração a viabilidade mercadológica em termos de produtos e serviços”, destacou.
Já foram criados três Núcleos Empreendedores: Núcleo de Comércio Exterior, Núcleo de Tecnologia da Informação e Núcleo de Negócios geral. Ainda podem participar estudantes e docentes de qualquer área. Outras informações pelo e-mail invasf.pe@gmail.com 
Inovação
Já pensou em tirar fotos e vendê-las por meio do celular? Essa é a ideia inicial do Núcleo de Tecnologia da Informação, formado por discentes e professores dos cursos de Ciência da Computação e Gestão de TI. De acordo com a estudante Cássia Benevides, a equipe irá desenvolver um aplicativo/site em que os usuários poderão vender e comprar fotografias tiradas de smartphones.
“São imagens que seriam vendidas com direito de uso por um preço acessível. A gente estipulou de R$ 5 a R$ 10 cada fotografia. O público alvo, inicialmente, são pessoas que trabalham com produtos personalizados, em gráficas, designers ou publicitários. Esses profissionais precisam das imagens para divulgar eventos ou produtos e encontram bem mais caros no mercado”, explicou Cássia.
Monyk Arcanjo/Ascom Facape 
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.