Para dar resposta sobre estiagem, senadores debaterão seca na próxima sexta-feira


A forte estiagem que atinge o Nordeste será tema de uma audiência pública que acontecerá na próxima sexta-feira (27), em Natal, no Rio Grande do Norte. Além deste encontro, os senadores também irão promover uma sessão temática, ainda este ano, para discutir a estiagem que atinge os estados do Nordeste, inclusive Pernambuco.
A proposta foi protocolada na última quarta-feira na Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal. A intenção dos parlamentares é de apresentar também soluções emergenciais para amenizar os efeitos da seca na região.Para o senador Garibaldi Alves (PMDB/RN), presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, a escassez de água vem se agravando a cada dia e diminuindo a possibilidade de alternativas. “As medidas emergenciais já não são suficientes e o Senado tenta dar uma resposta ao povo nordestino“, ponderou.
É preciso destacar ainda sobre o compromisso que cada um deve assumir para minimizar os efeitos da seca. A transposição do Rio São Francisco, por exemplo, é um pleito antigo e está sendo atendido. Contudo, é preciso que cada entidade faça sua parte para receber essas águas“, alertou o senador.
Já o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE), que também integra a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, destaca a necessidade de ações mais estruturadoras para atenuar os efeitos da seca no Nordeste, apesar da crise econômica. “Mesmo no atual cenário de escassez de recursos, o governo federal precisa sinalizar que vai priorizar as ações de combate a este novo ciclo de seca que se instalou no Nordeste“, ressaltou o socialista.
Para a audiência pública, que será realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foram convidados os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do Ceará (Camilo Santana/PT), da Paraíba (Ricardo Coutinho/PSB), do Piauí (Wellington Dias/PT) e Rio Grande do Norte (Robinson Faria/PSD). Também foi chamado o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além de autoridades das áreas climáticas e recursos hídricos. 

Ascom
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.