Release: “O que será do Chico?”


Para denunciar a atual situação do Rio São Francisco e apresentar proposições, a Articulação do Semiárido (Asa) lançou um vídeo nas redes sociais.  A ação é parte da mobilização “Semiárido Vivo: nenhum direito a menos!”, que vem sendo realizada nesse último mês com a participação de todos os estados do Semiárido brasileiro.
O vídeo intitulado “O que será do Chico?” mostra que devido a estiagem causada pelas mudanças climáticas e a ação descontrolada dos projetos econômicos, associada a falta de preservação, o Rio São Francisco vive hoje a pior seca de sua história. O Lago de Sobradinho, que fica no Submédio São Francisco e é o maior da América Latina, está com menos de 3% do seu volume útil, podendo chegar a seu volume morto em poucos dias.
A Lei Nacional dos Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) estabelece que em caso de escassez, a prioridade é o abastecimento humano e dessedentação animal, no entanto, investimentos públicos vem sendo feito em obras emergenciais voltadas para a manutenção da irrigação, que hoje gasta 76% da água retirada do rio ao longo de sua bacia, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA).
O que será do Chico?” pode ser encontrado no canal da Asa no youtube, e se propõe a provocar reflexões e decisões acerca do uso da água da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, bem como da preservação do mesmo, considerando seus usos múltiplos.
Comunicação Irpaa
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.