Casa Nova inicia campanha de alerta contra dengue e chikunguya


"Casa Nova Nessa Luta". Esse é o mote da campanha informativa criada pela Prefeitura Municipal de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde, com objetivo de fazer um alerta sobre os sintomas, cuidados para prevenção e ainda convidar a população para mobilizar-se no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da chikunguya.

Serão distribuídos cartazes, panfletos, redes sociais e adesivos nas unidades de saúde e em espaços públicos com orientações sobre os locais capazes de armazenar ou acumular água parada onde o mosquito pode se reproduzir: baldes, tonéis e caixas d'água destampadas, pneus velhos, garrafas, plásticos, prato de vasos de plantas ou até mesmo tampinhas de refrigerantes.

De acordo com Luiz Rezende, secretário de saúde do município, a intenção da campanha é mobilizar a população para eliminar os focos do mosquito transmissor das doenças. "Nesse período de crise hídrica que estamos passando, onde armazenar água é necessário, solicitamos que a população redobre os cuidados com os locais que podem servir, também, como criadouros para o mosquito", pontua.

A população deve também ficar alerta aos sintomas da doença. A dengue e a chikungunya têm os mesmos sintomas: febre alta repentina, erupções na pele, conjuntivite, dores nas articulações, atrás dos olhos, na cabeça e no abdômen. O mal estar também provoca vômitos, sangramentos de mucosas e manchas vermelhas na pele. Segundo o secretário de saúde, assim que o paciente sentir esses sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada.

Ascom Casa Nova


Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.