Meteorologista afirma que Lago de Sobradinho voltou a armazenar águas de chuvas, mas ONS aponta que nível ainda é crítico


O Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, voltou a armazenar águas de chuvas. A afirmação é do meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda. Segundo ele, as chuvas na região de Minas Gerais e na Bahia vão reforçar o leito do Rio São Francisco nos próximos dias. “A barragem está recebendo, desde ontem, um índice de 1.320 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) e deixando sair cerca de 820 m³/s”, afirma Miranda. 

Apesar da boa notícia, o último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado ontem (19), mostra que o Lago de Sobradinho está com cerca de 3% de sua capacidade total de armazenamento.

Segundo Miranda, “o mais importantes é que as chuvas em Minas Gerais e na Bahia estão trazendo muita água no leito do Rio”. Ele citou a região conhecida como Posto São Francisco, depois de São Romão (MG), onde “já estão passando 3.200 m³/s. “Ou seja, a água já está no leito do rio, caminhando rumo à barragem”, ressaltou. 

Informações/Carlos Britto
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.