Projeto que ensina a criar instrumentos musicais com materiais recicláveis abre inscrições em Juazeiro, Curaçá e Sobradinho


Um projeto que ensina a confeccionar instrumentos percussivos a partir de materiais recicláveis vai possibilitar a pessoas dos oito aos 80 em Juazeiro, Curaçá e Sobradinho, no norte da Bahia, mostrarem seu potencial artístico.

Trata-se do curso ‘Reciclando no Viés da música: aprendendo a confeccionar e tocar instrumentos percussivos’, que terá início dia 2 de fevereiro em Juazeiro (no Centro de Cultura João Gilberto), Curaçá (no Teatro Raul Coelho) e Sobradinho (na Associação de Artes Cênicas).

O projeto será realizado duas vezes por semana em cada cidade e será ministrado pelo percussionista Cleybson Bolão, com apoio cultural da Carranca Sonora, Provedor de Ideias e equipe, Necy “Mãe da Mata”, Lu Almeida, Marcone Melo, Daniela Amorim e Almir – todos com grande experiência na área.

Através do curso, que é gratuito, os alunos ganharão boa parte do material para a confecção dos instrumentos. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento artístico e cultural dos participantes por meio da linguagem percussiva, ensinando nas aulas práticas a elaboração de instrumentos musicais com materiais recicláveis, mostrando a crianças e adultos a importância da preservação do meio ambiente, tendo como referência os ritmos regionais brasileiros como frevo, maracatu, coco, baião, xote, capoeira, afoxé, mangue beat e MPB.

O público-alvo são crianças e jovens em área de vulnerabilidade e baixa renda, portadores de necessidades especiais e idosos. O curso será finalizado em junho, com exposição dos conteúdos apresentados em portais, vídeo arte, fan page, fotos, vídeos no Youtube, Instagram e feira cultural com a apresentação dos shows de Raimundo Sodré e Bule Bule.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro; no Teatro Raul Coelho, em Curaçá; e na Associação de artes cênicas de Sobradinho.
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.