Confirmado primeiro caso da Síndrome de Guillain-Barré em Juazeiro, diz TV


Dados recentes sobre a Síndrome de Guillain-Barré preocupam a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), já que as notificações da doença no estado aumentaram. Em Juazeiro, o primeiro caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A informação é da TV São Francisco.

Uma vendedora autônoma foi vitimada pela doença no final de 2015, mas o diagnóstico só veio depois que vários exames foram feitos. Ela começou a sentir dormência nos braços e em seguida perdeu os movimentos das pernas. A mulher passou vários dias internada. A dificuldade para identificar a doença é que a síndrome de Guillian-Baré tem os mesmos sintomas de outras doenças.

Na semana passada, uma jovem de 17 anos morreu em Jacobina, no norte da Bahia, com a suspeita da doença. A Secretaria de Saúde daquele município está investigando se a morte da adolescente foi causada pela Síndrome.

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Guillain-Barré é uma das mais frequentes manifestações neurológicas verificadas após a ocorrência de processos infecciosos causados pelo vírus da dengue e da chikungunya. Apesar da maior parte das manifestações estar relacionada aos processos infecciosos, não significa que seja exclusivamente por infecção relacionada às três doenças. A Guillain-Barré tem cura, sobretudo se tratada de forma precoce, com 10% a 20% de deixar sequelas nos pacientes.

Informações/Carlos Britto
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.