Flutuantes começam a ser instalados em Juazeiro


O Perímetro Irrigado de Maniçoba, na zona rural de Juazeiro (BA), começou a receber o sistema de bombas flutuantes adquirido com verbas liberadas pelo Governo Federal para o Ministério da Integração, da ordem de R$ 1,8 milhão, com execução da 6ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A ação tem o objetivo de assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do Rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho, no norte baiano.

Com a instalação das motobombas flutuantes, a Codevasf irá captar água para a estação e bombeamento principal do perímetro, garantindo assim o abastecimento dos irrigantes. Nesta semana, técnicos da Codevasf acompanharam representantes do perímetro em visita às obras de implantação de flutuantes. No local foram montados paineis elétricos, cubículos e o transformador – que formam a Subestação Elétrica responsável pela alimentação dos conjuntos de motobombas, que irão captar a água a uma vazão máxima de 9.000 metros cúbicos de água por hora (m³/h).

A 6ª SR também destinará outros dois sistemas – um para o perímetro irrigado de Curaçá (Estação de Bombeamento nº 2) e outro para Pedra Branca (EB principal). A previsão para o início da instalação é na próxima semana em Curaçá e, para até a primeira quinzena de fevereiro, em Pedra Branca. Os dois estão orçados em R$ 1,8 milhão. A expectativa é de que até final de fevereiro tudo esteja funcionando. 

Ascom
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.