Papa Francisco nomeia bispo coadjutor para Diocese de Juazeiro


O papa acolheu hoje (17) a solicitação do bispo da diocese de Juazeiro (BA), Dom José Geraldo da Cruz, e nomeou como bispo coadjutor da mesma diocese frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, que ocupava a função de ministro da província Santo Antônio, em Recife.

Há treze anos à frente da Diocese Dom José explicou que o Direito Canônico prevê que ao completar 75 anos, no dia do aniversário, o Bispo entrega a carta de demissão. “Isso deve acontecer em agosto, mas como acertado com o novo bispo nós vamos juntos trabalhar essa substituição. Quem sabe até participando da organização da festa da padroeira Nossa Senhora das Grotas, este ano” pontuou Dom José.

Num outro momento, o representante maior da Diocese informou que o Palácio do Bispo que vai abrigar o novo mandatário está sendo construído na cidade e que após a sua demissão vai fixar residência em Juazeiro. “Aprendi a amar esta terra e é aqui que vou morar e ser sepultado” declarou com brilho nos olhos o já saudoso Bispo Diocesano.

Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, pertence à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Nasceu em São Francisco do Sul (SC), no dia 16 de setembro de 1965. É filho de José Gonçalves Pereira e Marlene Breis Pereira. Realizou a profissão religiosa no dia 31 de agosto de 1991, em Olinda (PE). Cursou Filosofia no Instituto Salesiano e Teologia, no Instituto Franciscano. É mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Foi ordenado presbítero em 20 de agosto de 1994, em Fortaleza.

Na caminhada sacerdotal atuou em diferentes atividades. Foi mestre de frades professores temporários (1994 a 2002 e 2009 a 2011), secretário provincial para a formação e os estudos, delegado do Serviço para a Formação e os Estudos (Serfe) por dois mandatos. De 2012 a 2014, exerceu o cargo de vigário provincial e, atualmente, exerce a presidência da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil, eleito em setembro de 2015. 
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.