Petrolina tem dois fetos mortos com microcefalia e nove casos notificados


Em Pernambuco crescem os casos de microcefalia, já são 1.447 notificações e 153 confirmados. Em Petrolina, no Sertão do estado, nove casos foram notificados e dois fetos morreram com a malformação. Segundo a Secretaria de Saúde do município, os bebês já passaram por exames como tomografia e estão recebendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional. 

De acordo com a Secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, os nove casos de microcefalia estão espalhados por várias áreas da cidade. “São dois casos, respectivamente, nos bairros Mandacaru e João de Deus e outros são na Orla, Núcleo 9 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Fernando Idalino, José e Maria e no Residencial Brasil. Nós temos casos ainda de aborto entre a 30ª e a 32ª semanas, foram dois fetos que tinham a malformação. Além disso, estamos monitorando um bebê no Henrique Leite em vida intra útero com calcificações e estamos monitorando ele de perto”, explica.

Segundo Giesta, as crianças notificadas já passaram por exames e fizeram tomografia, mas ainda não realizaram a sorologia, porque o município não disponibiliza desse recurso. “O ambulatório do Hospital Dom Malan e AME da Vila Eduardo estão acompanhando as crianças. Temos médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo para dar apoio a família. Inauguramos a Ame do centro e estamos montando um estúdio específico para cuidar desse casos, onde teremos uma fisioterapeuta, que é pós-graduada em neonatologia”,  esclarece.

Este ano em Petrolina já foram 49 casos notificados de Dengue, 43 de Zika e 16 de Chikungunya. Para conter esse número, estão sendo realizados mutirões e ações de combate aos focos do Aedes aegypti. A secretária anunciou que neste sábado (6)  vai acontecer no bairro João de Deus um mutirão com acompanhamento de um drone, para verificar as áreas propicias a proliferação do mosquito.

Informações/G1
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.