Cemafauna devolve 58 aves para natureza em Reserva Ambiental na Bahia


Na manhã desta quinta-feira, 03, 58 periquitos-da-caatinga que estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram devolvidos à vida livre numa reserva ambiental localizada no distrito de Juremal em Juazeiro, no sertão baiano.

As aves chegaram ao Cemafauna através de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores a exemplo do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e, segundo a médica veterinária do Centro, Adriana Alves, estavam aptas para voltarem à natureza já que algumas delas passaram cerca de um ano recebendo cuidados médicos e nutricionais. Em relação à reserva ambiental, trata-se de uma área legal, sob fiscalização da Codevasf, IBAMA e Inema, contendo uma área de 1.800 hectares de vasta beleza e rico bioma da caatinga.

A ação foi realizada juntamente ao engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do INEMA de Juazeiro, órgão fiscalizador responsável por indicar a unidade de conservação ambiental, além é claro do acompanhamento dos animais após a soltura, uma vez que elas permanecem por um longo tempo na propriedade.

Jaquelyne Costa
Ascom Cemafauna
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.