Conheça o trabalho da Cooperativa de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho


Maria Aparecida Mendes, conhecida como “Cida pescadora”, desenvolve um trabalho voltado para a economia regional, baseado em subprodutos do pescado. Cida é sócia-fundadora da Cooperativa de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho (BA), que atua dentro do Terminal Pesqueiro do município. Os produtores da entidade desenvolveram 48 produtos oriundos do pescado, entre eles o fishburguer e a linguiça de tilápia. 

“O fishburguer é feito de filé. Ele é mais grosso que o hamburguer normal, que tem 48 gramas, o nosso é 70 gramas de peixe. Nós  temos  temos 18 produtos, e trabalhamos hoje com três linhas de produtos voltados: para restaurantes e supermercados; para barzinhos e lanchonetes; e o da merenda escolar”, afirmou.

Esta semana, especialistas da Universidade de Auburn, no estado do Alabama, nos Estados Unidos, conheceram o trabalho da cooperativa de Sobradinho e outros empreendimentos de pesca apoiados pela Codevasf na região de Juazeiro. Os norte-americanos também visitaram o Terminal Pesqueiro do município. O produtor Raimundo Nonato de Oliveira, administrado do terminal, explica que o empreendimento tem beneficiado diversos piscicultores da região. 

“Eles têm uma demanda mensal de 80 a 120 toneladas de peixes, que são trazidos até a unidade de beneficiamento instalada aqui em forma de cooperativa, onde 20 mulheres se revezam em turnos distintos, processando esse pescado”, contou.

Durante onze dias, o grupo de especialistas, acompanhado de técnicos da Codevasf, conhecerá de perto projetos e unidades da Companhia ligados a aquicultura e pesca em Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. A ação faz parte do acordo de cooperação técnica e acadêmica firmado em abril de 2015 com a Codevasf. 

Ascom Codevasf / Foto Divulgação
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.