Seminário da Fenagri 2016 vai destacar agroindústrias e expansão de mercado


A programação inclui ainda o Encontro de Negócios, Minicursos e a Vila da Agricultura Familiar, além da área de exposição com 10 mil metros quadrados. A 26ª Fenagri será lançada em Petrolina nesta quinta-feira (7).

Consolidado como um dos principais eventos da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, de 25 a 28 de maio próximo, o Seminário deste ano vai apresentar o tema Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado. A Embrapa Semiárido já definiu a programação e durante a manhã e tarde do dia 27, reúne no Senai Petrolina  especialistas do setor com o propósito de fortalecer as ações para manutenção e expansão do mercado da agroindústria local.

O encontro começa às 8h, com a abertura oficial seguida da primeira palestra destacando o tema, Aspectos legais para o estabelecimento das agroindústrias, que será apresentado por Aionne Guimarães, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Na sequência, a consultora do Sebrae, Márcia Maria de Medeiros Santos fala ao público sobre o Comércio e mercado dos produtos agroindustriais locais: possibilidades de mercado para agricultura familiar.

Depois de um rápido intervalo, os participantes poderão tirar dúvidas sobre o posicionamento de mercado de produtos agropecuários através dos signos distintivos, acompanhando a palestra do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas. A última atração da manhã, ficará a cargo da professora da UNEB,  Rita de Cássia Mirella Resende Nassur, que versará sobre o tema Embalagens: vida útil e valorização do produto.

O Seminário retoma as atividades no turno da tarde, debatendo o assunto Agroindústria da uva no Vale do Submédio São Francisco,  realidade x potencialidade, com apresentação  do professor Marcos dos Santos Lima, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Petrolina (IF-Sertão). Depois, o público pode conferir como funciona o processamento do coco verde para obtenção de água de coco, polpa e fibras. Para falar sobre este tema foi convidado o pesquisador Fernando Antônio Pinto de Abreu, da Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT).

Com o encerramento marcado para 18h, o Seminário apresenta ainda a palestra, Desafios da agroindústria de polpa de frutas e subprodutos, com Ana Júlia de Brito Araújo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Petrolina (IF-Sertão). E, após um intervalo, os participantes terão acesso a um estudo de casos de empresas de diferentes portes instaladas na região.

O Seminário Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado é uma promoção da Embrapa com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Prefeitura Municipal de Petrolina, Câmara de Fruticultura, Sindicato da Agricultura Familiar e Sebrae.

CLAS Comunicação & Marketing
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.