Sr. Assis desafia quem se achar capaz de vencê-lo no jogo de Damas

Conhecemos Sr. Assis, na tarde de sábado (3), jogando damas, na pouca sombra, embaixo de um Tamarineiro junto ao Barraco da Fé, localizado em frente da entrada das quadras poliesportivas, Centro (Vila São Joaquim), de propriedade do Sr. Antonio Oliveira, mais conhecido por Meu Tonho, este que proporciona as partidas entre amigos e clientes que curtem a modalidade. Sr. Assis é oriundo do Ceará, vindo para Sobradinho/Ba na década de 70, ficando por aqui por mais de 20 anos, depois foi trabalhar em Caldas Novas/GO, jogando muita Damas por lá. 


De volta a Sobradinho/Ba, vem fazendo fila de derrotados nas partidas de Damas, sem achar adversário para vencê-lo, então, após virmos a performace de Assis, e ouvimos uma resenhosa história sobre essa questão de ainda não ter adversário que lhe derrote na Terra da Barragem, resolvemos lançar o desafio para ver se aparece um jogador a altura de Sr. Assis, fazendo talvez a melhor partida de Dama já registrada e coberta por um meio de comunicação como esse - (coluna esportiva).


Os interessados em aceitar o desafio devem entrar em contato com esse colunista:

74 – 9 – 88290791 – George Silva



História do jogo de damas

Embora a maioria das pessoas não saiba, o jogo que conhecemos hoje como damas tem uma longa história. Do antigo Egito à sua própria sala de estar, damas manteve-se como um passatempo popular para a maioria dos registros históricos.

O jogo de tabuleiro chamado "damas" na América do Norte e na Europa é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que agora é atual Iraque.  Ninguém tem certeza das regras exatas do jogo, que foi datado de carbono em 3000 aC .Um jogo semelhante com um tabuleiro de 5x5, chamado Alquerque é conhecida por ter existido no Egito antigo, já em 1400 aC.

Esta versão egípcia era tão popular que o homem tocou para milhares de anos. Então, no ano de 1100, um francês inovou o jogo em um tabuleiro de xadrez e aumentou o número de peças para cada jogador. Este jogo modificado foi então chamado "Fierges" ou "Ferses", mas era mais apropriadamente chamado de "Le Jeu Plaisant De Dames", porque era considerado um jogo social das mulheres. Mais tarde, o jogo tornou-se mais desafiador, fazendo saltos obrigatórios e, portanto, esta nova versão foi denominada "Força Jeu".

Já em meados dos anos 1500, livros foram escritos sobre o jogo e em 1756, um matemático Inglês escreveu um tratado sobre os projetos. Agora, com as suas próprias regras escritas, o jogo foi usado na Inglaterra, onde era conhecida como "damas". O jogo aumentou acentuadamente em popularidade como o passar dos anos. Em 1847 foi um ano importante na história do jogo de damas, quando o primeiro título foi dado. Em 1952 foi um ano marcante na história de damas com Arthur Samuel, ele criou o primeiro programa de damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram melhorados com a velocidade do computador e aumentou suas capacidades. Hoje, programas de computador têm informações de base de dados que mostram todas as combinações possíveis ao movimento de 10 peças, que permanecem no tabuleiro. damas entrou em praticamente todos os lares através da Internet. 

Segundo a Confederação Brasileira de damas com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país. Trata-se do livro de Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, publicado em Barcelona,  Espanha em 1650.Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas. Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.     
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.