BAHIA É CAMPEÃ DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE ETAPA PERNAMBUCO 2017


No período de 23 a 26 de março de 2017, a Confederação Brasileira de Karate realizou o Campeonato Brasileiro de Karate – Etapa Pernambuco. Além do Campeonato Brasileiro a CBK aproveitou a presença dos maiores atletas do país e realizou mais dois eventos, Seletiva Nacional 1, para as classes sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21, Sênior e Máster e a seletiva para o II Jogos Sul-Americanos da Juventude – Santiago 2017.
O evento aconteceu no Ginásio Municipal Álvaro Lins e teve cerca de quase mil atletas e a participação de 21 Estados.
Levando todo o axé da Bahia a seleção baiana de karate participou destes eventos com toda garra e determinação para conquistar uma vaga na final do campeonato brasileiro e também uma vaga para compor a seleção brasileira de karate 2017.
A Seleção Baiana de Karate
A delegação baiana foi composta por 274 atletas, 7 técnicos e 4 assistentes e 9 árbitros. Foi a maior delegação deste evento.
A delegação baiana saiu de Salvador no dia 21 de março chegando a Caruaru/PE no dia seguinte pela manhã. No final da tarde chegou mais 03 ônibus da seleção que saíram do interior do estado da Bahia. Mesmo tendo o dia de folga, alguns atletas treinaram no final da tarde. No dia 23, os atletas treinaram pela manhã e os árbitros tiveram um curso de arbitragem. No final do dia começou as competições de kata e kumite da seletiva nacional.
Prejudicando o desempenho dos atletas, o tatame foi o maior comentário entre os atletas. Durante o aquecimento e nas competições muitos atletas reclamaram e ficaram preocupados com o tatame.
Seletiva nacional 1
Aconteceu nos dias 23 e 24 de março, nas modalidades de kata e kumite, masculino e feminino nas classes sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21, Sênior e Máster.
A seletiva começou às 17h30 com a modalidade de kata individual e equipe, logo após teve início da modalidade de kumite individual sênior, masculino e feminino. A equipe de kata sênior masculina da Bahia (Williames Souza Santos, Frederico da Silva Rocha, Eric Matheus Alcantara Nascimento) e a equipe de kata sub-21 masculino (João Victor Rosa de Freitas, Moacir Santos Botelho Neto, Gledson Pereira de Araújo) foram campeãs desta seletiva. As finais do individual de kata e kumite foram realizada no dia 24.
Apesar dos esforços dos outros atletas inscritos, a atleta Júlia que participou das duas modalidades kata e kumite mas infelizmente não obteve o resultado desejado.
A Seletiva Nacional têm como objetivo compor a nova Seleção Brasileira de Karate para representar o país durante todo o ano letivo de 2017.
O Campeonato Brasileiro
Realizado nos dias 25 e 26 de março, também no Ginásio Municipal Álvaro Lins, o campeonato brasileiro reuniu a maioria dos atletas na disputa de uma vaga na final do campeonato que será realizado na cidade de Salvador/BA no mês de outubro.
A competição
No período da manhã do dia 25 de março foi realizado a Cerimônia de abertura do Campeonato, a realização da II Seletiva para os Jogos Sul-Americanos da Juventude e logo após as competições do campeonato brasileiro.
O desfile das delegações e abertura oficial aconteceram às 9h. com a presença da prefeita da cidade Raquel Lyra, o presidente da CBK, Luiz Carlos Cardoso e dos presidentes das Federações. Logo após foi dado o início as competições Seletiva para os Jogos Sul-Americanos da Juventude e do Campeonato Brasileiro com a competição do PCD, onde a grande maioria dos atletas era da Bahia, tanto masculino, quanto feminino. Os atletas do PDC mostraram muita a garra e determinação durante a competição, mesmo disputando com colega do mesmo Estado.
Os combates no sábado (25) aconteceu com as modalidades de kata e kumite de praticamente todas as classes, menos a classe sênior que foi realizado no domingo.
Neste primeiro dia de competição o evento foi encerrado às 23h.
No domingo (26), as competições começaram às 9h, com as categorias sênior equipe e individual de kata e kumite masculino e feminino.
O destaque deste dia foi a classe máster masculino e feminino na modalidade kata que deram show e todos os atletas ganharam em sua classe.
No geral, a Bahia se destacou e venceu na maioria das disputas de kata. Já no kumite, não teve o mesmo aproveitamento. As competições de kumite e de kata estão cada vez mais competitivas. E ficará ainda mais já que agora o karate é olímpico e muito atletas sonha em conquistar uma vaga na seleção brasileira.
Falando em olimpíadas, quem nunca viu durante a premiação o atleta levar a bandeira do seu pais e erguer com todo orgulho. Bom durante a premiação dos atletas sentir falta da bandeira do Estado da Bahia. A maioria dos atletas estavam com bandeira de seus clubes ou de patrocínio. Infelizmente a Bahia não foi o único Estado que fez isto. Vamos repensar este pequeno e simbólico gesto.
Segundo a CBK, os atletas que não conseguiram se classificar nesta etapa, ainda poderá tentar nas outras etapas do Paraná, Amazonas e Mato grosso.
Resultado final
O estado da Bahia ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 79 de ouro, 48 de prata e 70 de bronze. Pernambuco ficou em segundo com 31 de ouro, 30 de prata e 51 de bronze. Santa Catarina conquistou a terceira posição com 23 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze.

FONTE Site Esporte Baiano


 
George Silva - Colunista Esportivo
georgesansil@gmail.com
74-9-8829-0791

Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.