Banco de Leite do HDM atende bebês de Petrolina, da Bahia e até do Piauí e do Ceará


Todo recém-nascido com baixo peso ou prematuro, cuja mãe não produz leite suficiente para amamentação, recebe o alimento fornecido pelo Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (HDM). “É uma ação muito importante que deve sempre contar com o apoio das pessoas porque o leite que doamos é recebido de mulheres que produzem mais do que seus filhos precisam’, explica Flávia Guimaraes, coordenadora da unidade, esclarecendo que também são atendidos bebês que, por qualquer razão, não conseguem mamar adequadamente".

O Banco de Leite Materno é uma ação da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco e está presente em Petrolina e em mais 11 municípios do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Mas não são apenas pernambucanos que recebem assistência. Segundo Flávia Guimaraes, crianças da Bahia e até do Piauí e do Ceará acabam também sendo beneficiadas.

Atualmente está sendo um esforço para aumentar o número de doações na cidade. Até maio deste ano, foram doados 147 litros de leite ao Hospital Dom Malan/IMIP, mas segundo a coordenadoria do banco, o volume ideal seria de 294 litros.

De acordo com o hospital, os requisitos para ser uma doadora é estar saudável e amamentando. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Flávia Guimarães, a unidade recebe por mês uma média de 30 litros, realizando 2.500 atendimentos nesse período. “A demanda é praticamente o dobro do que recebemos, mas o Banco de Leite do Estado busca oferecer todo o suporte para as mães que desejam doar seu leite excedente”, diz ela.

“Para se tornar doadora a mulher só precisa ter excesso de leite, nos contatar ou procurar o banco”, afirma a médica, que continua: “Será realizada uma entrevista e alguns exames simples, e, em seguida, será agendada uma visita da técnica que vai orientar como ordenhar e estocar o leite materno. Entregaremos os vidros, além de marcar o dia da coleta do produto”, explica. “Vale ressaltar que o Estado disponibiliza o carro para a coleta na própria residência da mãe doadora”, completa.

Serviço

Interessadas em doar para o Banco de Leite Materno de Petrolina podem ligar para os números (87) 3202 7001 ou 3202 7007, Hospital Dom Malan/IMIP.

CLAS Comunicação & Marketing
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.