Chesf lançará na próxima semana projeto milionário para geração de energia em Petrolina


A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) realizará em Petrolina a solenidade de lançamento do projeto de pesquisa e desenvolvimento ‘Planta Fotovoltaica’, com investimentos de R$ 54,3 milhões. O evento acontecerá no Senai local, na próxima quarta-feira (21), às 9h, com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, além de autoridades, pesquisadores e parceiros nessa iniciativa.

O objetivo é iniciar a construção de uma planta fotovoltaica para geração de energia elétrica com 3 MW, sendo uma de 2,5 MW, denominada de Planta Básica, e outra de 0,5MW, chamada de Tecnológica, onde serão realizadas pesquisas, tendo em vista Petrolina ser uma das cidades com maior potencial para aproveitamento da energia solar no País.

“Estamos iniciando o projeto para construir uma usina fotovoltaica centralizada de alto rendimento, e nosso objetivo vai além. Petrolina terá um Centro de Referência em energia solar, voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, que estamos denominando de Cresp. Esse é o propósito final do projeto”, afirma o presidente da Chesf, Sinval Gama.

O Cresp compreenderá a instalação de três estruturas de pesquisa e desenvolvimento, a primeira com ordem de serviço a ser assinada no próximo dia 21. A segunda é uma planta com tecnologia heliotérmica de calha parabólica e a terceira, uma planta com tecnologia heliotérmica de torre central. As três etapas do projeto somam investimentos de mais de R$ 150 milhões.
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.