Grupo de Capoeira de Sobradinho resgata e promove com a Univasf Curso de Formação de Professores e Instrutores Bahia-Pernambuco


O Grupo de Capoeira Arte e Ginga que tem um trabalho coordenação pelo professor Kleyton Gualter em Sobradinho, supervisionado pelo Mestre Wilson Silva (Mestre Marreta) que é um dos precursores da capoeira em Juazeiro. Este mesmo grupo protagonizou em 2012 e 2014 a partir da iniciativa da professora Tânia Cristina um projeto na UNIVASF-Universidade Federal do Vale do São Francisco, disponibilizando um curso intitulado Capoeira e Educação: contribuições para a formação de professores e instrutores de capoeira nos municípios de Juazeiro e Sobradinho – Bahia e Petrolina – PE.

 PUBLICIDADE:

Atualmente com a oportunidade aberta pela Secretaria de Educação do Município de Sobradinho, realçando as potencialidades da ferramenta capoeira como instrumento mediador dos processos educativos, os responsáveis pelo “Grupo Arte e Ginga” resgataram o curso “Capoeira e Educação” vislumbrando despertar a criatividade, transformando atividades pedagógicas diversas em brincadeiras direcionadas para capoeira. A ideia central foi o fortalecimento do trabalho com capoeira na cidade de Sobradinho, em consonância com as necessidades extraídas das dificuldades encontradas nas escolas com as oficinas de capoeira no Programa Mais Educação.

PUBLICIDADE:

Nessa caminhada, posso afirmar que a parceria entre Grupo Arte e Ginga, Paróquia São Francisco, Prefeitura M. de Sobradinho e a COOES – Cooperativa Educacional de Sobradinho possibilitou a materialização e fortalecimento do curso Capoeira e Educação, realizado nos dias 4, 11 e 27.06 do corrente ano, no Centro Comunitário Antonio Conselheiro, Sobradinho/BA. As despesas do evento foram custeadas pelo público participante, formado pelos alunos e alunas do grupo, tendo um norte às demandas oriundas das atividades do Programa Mais Educação, contudo, há uma perspectiva de reestruturação do curso, com a inclusão de novos elementos do conhecimento e abertura para profissionais da área de educação, esporte, cultura e lutas - Disse Profº Kleyton Gualter.


Na atual edição, os conhecimentos aprendidos foram:
a) Capoeira Infantil, jogos e brincadeiras: Na responsabilidade do Professor Kleyton Gualter de Oliveira Silva, pedagogo, cientista social e mestrando em Educação contextualizada.

b) Ferramentas Pedagógicas direcionadas a capoeira: Na responsabilidade da Professora Tânia Cristina, pedagoga da Univasf e mestra em administração.

c) Instrumentos e Musicalidade na capoeira: Na responsabilidade de Wilson Silva, Mestre em capoeira.

PUBLICIDADE


Os idealizadores ressaltaram a pretensão de organizar um evento maior, com a participação de outros profissionais da educação e aberto ao público. Como diz o Mestre Marreta, capacitar é tornar-se um profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, ter habilidades para determinados tipos de trabalho. 
Assim, entender que o trabalho com crianças requer profissionais que estejam preparados para se adaptar às diversas situações, sabendo como resolvê-las de forma eficaz e rápida.

Mestre Marreta




George Silva - Colunista Esportivo
georgesansil@gmail.com
74-9-8829-0791

Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.