Sento-Sé: Explosão em garimpo deixa um morto e outro ferido


Um garimpeiro morreu e outro ficou gravemente ferido após a explosão de uma dinamite na jazida de ametistas na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, no norte da Bahia. O fato aconteceu no domingo (20). Segundo informações, esse foi o terceiro acidente registrado no local.

De acordo com relatos, o acidente aconteceu quando os garimpeiros realizavam um trabalho num buraco e, após explodi-lo usando as dinamites, desceram para o local, sem perceber que ainda havia explosivos no interior do corte. Conforme o site Sento-Sé Notícias, o homem ferido foi transferido para um hospital em Juazeiro, mas o estado de saúde dele ainda é desconhecido.

A jazida de ametistas foi descoberta em abril deste ano. Ela fica localizada a cerca de 54 km do centro de Sento Sé. O local não possui infraestrutura, mas isso não preocupa os garimpeiros de todo o país, que lotaram os hotéis e pousadas do município para tentar achar ametistas no local. O valor do aluguel de imóveis passou de R$ 400,00 para R$ 1.500,00 em média.

Desde a descoberta, segundo informações, mais de 10 mil pessoas chegaram à cidade para a exploração da mina. Com isso, novos garimpos foram abertos na região. Alguns deles, em áreas urbanas, por pessoas em busca de outros tipos de minerais – como pedras semipreciosas.

Legalização

Vale lembrar que a mina é considerada ilegal. No último dia 16 de agosto, secretários da Prefeitura de Sento-Sé participaram de audiência pública, na Câmara de Vereadores, para debater a regulamentação do garimpo. O município participou como parceiro dos órgãos na organização da audiência e também contribuiu com sugestões e orientações para que seja regularizada a área do garimpo o mais breve possível.

A audiência foi ministrada pela procuradora da República, Ticiana Andrea Sales Nogueira, e contou com representantes da Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Blog Carlos Britto
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.