Bacia do São Francisco deve continuar com níveis críticos até final de setembro e ONS quer aumentar vazão de Sobradinho


O nível hídrico na bacia do Rio São Francisco deve permanecer pelo menos até o final de setembro. A informação foi transmitida ontem (4), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os Estados banhados pelo Rio da Integração Nacional.

De acordo com apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão para os próximos sete dias é de pequena quantidade de chuva apenas na região do Baixo São Francisco. De acordo com a apresentação, a bacia hidrográfica do Velho Chico continua com o pior período hídrico da sua história, devido à forte estiagem registrada desde 2013.

Diante desse cenário, a equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, como premissas para o quadro atual, a aplicação da defluência em 285 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Três Marias (MG), durante o mês de setembro, além da elevação em Sobradinho (BA) para 670 m³/s, a fim de garantir o armazenamento em torno de 15% do volume útil no Lago de Itaparica, localizada entre Bahia e Pernambuco, e a vazão de 580 m³/s em Xingó, entre Alagoas e Sergipe. (foto/arquivo reprodução)
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.