Estudantes da rede municipal de Juazeiro produzem o primeiro Jornal Escolar


Alunos de 14 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro (BA) produziram a primeira edição do Jornal Escolar, das turmas do Programa Acelera Brasil – uma parceria da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

Os jornais abordam atividades desenvolvidas em cada escola, com poesias, artigos de opinião, entrevistas, todos os textos produzidos pelos alunos do programa, nas quais os professores e mediadores da equipe de correção de fluxo orientam passo a passo a produção.

De acordo com a agente técnica do IAS, Celi Lutz, a parceria do Instituto com a Prefeitura de Juazeiro tem sido muito importante e vem trazendo excelentes resultados. “O grande objetivo do Jornal Escolar é desenvolver habilidades da escrita e leitura, o trabalho em equipe e a criatividade, além de estimular as crianças a analisar e formar sua própria opinião. Hoje nós acompanhamos a entrega do informativo, e percebemos a alegria dos alunos em lerem um jornal que foi produzido por eles e que será distribuído na escola. Eles passam a acreditar cada vez mais no potencial”, avaliou Celi.

“Investir na capacidade leitora e escritora dos alunos repetentes ou multirrepetentes cria em nós a expectativa de grande evolução no desenvolvimento escolar deles, ao mesmo tempo em que se desenvolvem competências socioemocionais como a colaboração, a capacidade de análise, o pensamento crítico, a capacidade de comunicação, entre outras habilidades”, ressaltou a secretária de Educação, Lucinete Alves.

Primeira edição

A turma do Acelera Brasil da Escola Carmem Costa, no Bairro Alto da Aliança, recebeu a primeira edição do ‘Jornal Popular Acelerando’, nome escolhido pelos alunos. A segunda e terceira edição do jornal já estão sendo preparadas. A publicação é desenvolvida também em parceria com a ONG Comunicação e Cultura. (foto/divulgação)
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.