Prefeitura de Casa Nova realiza Dia D de Vacinação contra a raiva animal


A Prefeitura de Casa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, no próximo sábado, dia 30 de setembro, das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação contra a raiva animal. A campanha, que já vinha ocorrendo de porta em porta, visa imunizar gratuitamente cães e gatos domésticos que tenham mais de três meses de idade, com exceção de gestantes.

Os pontos de vacinação dos animais domésticos estão espalhados na sede do município e no interior. As unidades de saúde do Bem Bom, Pau a Pique, de Santana do Sobrado (Euclides e Jefferson), das Vilas Azul, São José e Massu, além do Centro de Saúde, estarão com equipes para aplicar as doses neste sábado.

A secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes, explica que a raiva é uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente", como cães, gatos, macacos e morcegos, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente. “Por isso a importância da vacinação antirrábica dos animais domésticos, mesmo sendo essa uma doença praticamente controlada em nosso País”, afirma.

Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.