Prefeitura de Sobradinho realiza campanha de vacinação antirrábica


A Secretaria de Saúde de Sobradinho está realizando no período de 12 de setembro a 13 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica nas zonas urbana e rural do município. A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo à doença em humanos.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 3.548 cães e 781 felinos, num total de 4.329 animais em todo município. Para isso, 4 equipes e um técnico acompanhado por um supervisor geral, estão se revezando para cumprir o cronograma de vacinação, que acontece das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Os postos de vacinação na zona urbana estão localizados ao lado da Igreja São Francisco, na PAM e no Posto Maria Ribeiro.

Na zona rural a vacinação segue um roteiro determinado pelo departamento de zoonoses, que vem sendo divulgado pela Secretaria de Saúde.

No dia 30 de setembro acontecerá o dia “D” da campanha, quando haverá a ampliação da vacinação nos seguintes postos: Vila Santana, Ces, Igreja São Francisco, Pam, Associação da Quadra S-09, Posto Maria Ribeiro, Celem e Posto da Portelinha.

“A campanha já está acontecendo e queremos convocar toda população para comparecer com os seus animais nos postos de vacinação e assim garantir proteção à saúde do seu animal e da sua família”, destacou o diretor de Atenção Básica Sóstenes Pereira Nascimento.

O técnico ressaltou que a transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido do animal infectado, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosa “As recomendações indicam que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo", esclareceu Sóstenes.

Os sintomas da doença nos animais são: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Ascom PMS
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.