Casa Nova: CEAH já é destaque na 6ª FECIBA com maior número de projetos do NTE10


O CEAH – Centro Educacional Antonio Honorato, um dos tradicionais colégios estaduais de Casa Nova, marca presença e está destacando-se na 6ª FECIBA – Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, primeiro como a unidade escolar com mais projetos do NTE10 – Núcleo Territorial de Educação 10 (A antiga DIREC 10) e depois pela inovação dos projetos apresentados.

A 6ª FECIBA, que começou dia 21 e,00 vai até dia 23/11 reúne 200 municípios, 600 escolas, 1.550 professores e 30.000 estudantes na Arena Fonte Nova, com projetos e propostas inovadoras, mostrando o avanço da Educação Profissional da Bahia.

“Nossos alunos estão concorrendo em condições de igualdade, com qualidade, inovação e empreendedorismo, com os maiores centros educacionais da Bahia” – diz Suzana Márcia Souza dos Santos, vice gestora do CEAH, acompanhando os alunos em Salvador – “Casa Nova vai brilhar nessa Feira”.

Entre os projetos, se destacam alguns realmente inovadores, capazes de chamar a atenção pela sua aplicabilidade: Projeto de Intervenção no Combate ao Câncer de Pele em Casa Nova, dos alunos Jonatas Moreira dos Santos Junior e Quésia Cristina Santana Souza, tendo como orientadora a Professora Andrea Passos Araújo Castro; Projeto Eficiência da Cobertura Morta do Solo em Canteiros de Coentro no Sistema Orgânico de Produção, dos alunos Cristiana Santos Rocha e José Rodrigues da Costa, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes; Projeto Produção de Sabão Ecológico a partir de Óleo de Cozinha em Casa Nova, dos alunos Maria Fernanda Araújo Silva e Quele Passos de Castro, a orientadora é Juçana Braga dos Santos. Projetos que ao sair do papel podem fazer a diferença na renda e na vida de inúmeras pessoas.

Inovador, o Projeto Reutilização dos Solados dos Chinelos, das alunas Gabriela da Silva Rodrigues e Nilva Castro Souza, tendo como orientadora a Professora Juçana Braga dos Santos, tem tudo para trazer menção e prêmio na Feira.

Todos os projetos têm como foco a auto sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e o aproveitamento materiais danosos ao meio ambiente, como é o caso do Projeto Reutilização Adequada do Óleo de Cozinha – Uma Alternativa de Sustentabilidade e Educação Ambiental na Comunidade da Vila Massu – Casa Nova, das alunas Conceição de Maria Rodrigues e Ana Camila Costa Araújo, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes e o Projeto Produção de Sabonetes Glicerinados a partir do Fruto de Murici (Byrsonima Crassifoliae), dos alunos Eduardo Santos Rodrigues e Mile Laiane dos Santos , tendo como orientadora a Professora Andrea Passos Araújo Castro.

Outro projeto que chama a atenção é o Reaproveitamento de Pneus Inservíveis – Uma Alternativa em Busca de Melhorias para o Meio Ambiente, das alunas Isnaira Araújo Silva e Williane Naira Santos Silva, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes.

Por fim o Projeto A Importância da Semente da Abóbora para o Metabolismo Humano, dos alunos Jane Celestino Ramos Souza e Neilton Oliveira Santos, sendo orientadora a Professora Viviane de Castro Pereira, traz mais uma alternativa de melhoria das condições de vida com o aproveitamento de sementes sempre descartadas por desconhecimento da sua importância.

De todos os projetos participaram como co-orientadoras as professoras Hiara Denize Caxias e Suzana Marcia Souza dos Santos e Maurilio Rodrigues da Silva.

O gestor do CEAH, Jorginaldo Borges da Cruz, um apaixonado pela educação profissional, comemora “a dedicação de nossos educandos e de nossos mestres. Eles possibilitaram ao CEAH ser o primeiro entre as escolas do NTE10, com projetos inovadores e, com certeza, vão nos dar destaque na Feira”.

Torcendo pelo sucesso, “que é de Casa Nova” e “conta com professores integrantes do nosso quadro” está o prefeito Wilker Torres: “A educação é prioridade nesta gestão. De parabéns estes professores que dão continuidade ao trabalho que executamos nas escolas municipais”.
Compartilhar no Google Plus

Postado por André Luiz

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.