CBHLS em sua última plenária em Sobradinho conversou com estudantes, professores e atores sociais sobre a água


Durante dois (2) dias seguidos, ontem (16) e hoje (17), membros do CBHLS - Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Baianos Entorno do Lago Sobradinho realizaram na Colônia de Pescadores Z 026, a última plenária do ano na cidade com o tema "Conversando sobre a água" e a ausência da gestão municipal de Sobradinho, através do órgão que gerência a água do município, SAAE, foi o ponto negativo para todos que se fizeram presentes no dia de ontem.


O ponto alto e bem positivo da parte do dia de ontem foi a presença de estudantes e professores do Colégio Estadual Vila São Joaquim, estes incentivados pelo professor Ariovaldo Alves de Brito. A abertura da plenária foi realizada pela presidente do comitê, Silvana Leite Lima, que deu uma aula aos alunos acerca do que é o comitê, Bacia Hidrográfica, a problemática que vem sofrendo as águas da Bahia, principalmente de Sobradinho, as ações que os comitês tem realizado para minimizar os impactos desses problemas e reforçou os alertas de como cada um pode contribuir para ajudar, o principal, economizando fazendo a reutilização de água nas residencias.


Após essa aula, os membros presentes de apresentaram individualmente, dizendo seus nomes, de onde são e o que fazem, nessa linha, citamos as localidades desses membros, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lurdes, Juazeiro e em especial, a Cacique da Tribo Trucá, Rita. Depois das apresentações dos membros, foi a vez do alunado, professores e atores sociais se apresentarem.


Apresentações feitas, Silvana Leite abriu para a platéia se posicionar com perguntas, experiências, argumentações e outros, algumas perguntas foram feitas, sendo respondidas no ato pelos membros, desdobrando para a pauta central da plenária, uma das perguntas bastante interessante foi feia pela professora de Geografia: De que maneira o cidadão pode contribuir agora, para não ter brigar depois que a situação da água em Sobradinho esteja irreversível, a mesma foi respondida, mas nos iremos deixar essa indagação para que todos possam fazer essa preocupante reflexão. A conversa foi muito boa.


Hoje (17), conforme programado, ficou reservado para formação de membros, e o indicado pela SEMA para dar essa formação foi o capacitado e muito bem humorado Zotan, que com carisma realizou uma excelente formação na parte da manhã, até quando pudemos estar presente. A presidente já nos adiantou que a primeira atividade para o ano de 2018 será uma oficina de formação continuada com o mesmo Zotan.

Texto e fotos: George Silva

OUTRAS IMAGENS DO EVENTO











 






















 




     
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.