Sobradinho se orgulha da Escola Est. Mª José de L. Silveira que vem construindo sonhos e agora teve cinco projetos selecionados para 7ª FECIBA


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (27), o resultado dos projetos de iniciação científica selecionados para a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Na lista desse resultado estão honradamente os 5 (cinco) projetos que foram inscritos pela Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, dos alunos  Cadimiel FernandesKarynne SiilvaEmanuela De Souza LustosaMariana SilvaNicassio FerreiraLucas Sousa Niaderson Ferreira entre outros, orientados pelas professoras Cida Nunes e Zeny Nunes.  Este ano, a feira acontecerá durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, que será realizado de 4 a 8 de junho, pela primeira vez na Bahia.

“A FECIBA é uma das iniciativas por meio da qual estamos estimulando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ao destacar o significado da realização da FECIBA no Virtual Educa. “Incluímos a realização da FECIBA na programação do Virtual Educa para que estas experiências estudantis possam ser acessadas pelos participantes, motivando, ainda mais, os nossos estudantes para o mundo da pesquisa”, acrescentou.

Nesta edição da FECIBA foram submetidos 404 projetos de iniciação científica, dos quais foram selecionados 240 para apresentação. A ação envolverá a participação direta de 480 estudantes e de 240 professores orientadores dos projetos selecionados. São projetos desenvolvidos por estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino.  Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, fala sobre a importância da FECIBA para o fazer ciência em sala de aula. “Temos observado que estes projetos têm amadurecido bastante ao longo dos anos, pois os estudantes estão com um olhar mais crítico, observando melhor o entorno de suas comunidades para buscar problemas locais para pesquisar e, isso, é bastante produtivo, porque podemos perceber que eles estão preocupados com uma convivência melhor em sociedade à medida em que buscam soluções que emergem desse convívio”, destacou.
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.