Autoridades políticas prestigiam lançamento na ALBA da 27ª edição da Fenagri


Por iniciativa do deputado Zó (PC do B) e com o apoio da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida por Eduardo Salles (PP), foi lançada ontem pela manhã, na Assembleia Legislativa, a XXVII Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que será realizada de 11 a 14 de julho, no Juá Garden Shopping, no município de Juazeiro. A solenidade, que contou com a presença de várias autoridades políticas, foi prestigiada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Angelo Coronel (PSD), que se mostrou entusiasmado com o lançamento do evento na ALBA. "É muito importante para a Assembleia a o lançamento de eventos deste porte aqui na Casa do povo". 

A Fenagri, maior feira do ramo na América Latina, terá como tema este ano “Cultivando Sabores e Valores do Vale”. Além de exposição de produtos e serviços da agricultura irrigada, ocorrerão seminários, minicursos, feira de negócios da economia solidária/agricultura familiar, visitas técnicas e palestras. Destaque também para a sessão itinerante que será realizada no dia 12, pela Comissão de Agricultura e Política Rural, para debater as demandas dos agricultores e elaborar uma listagem com o objetivo de que o colegiado possa levar essas reivindicações às autoridades estaduais e federais.

No evento, promovido pela Prefeitura de Juazeiro em parceira com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola  (Aciaj), a previsão é que mais de 50 mil pessoas possam ter oportunidade de conferir novas tecnologias, produtos e serviços dos segmentos da economia solidária, vitivinicultura, agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, psicultura, apicultura e pesquisas agropecuárias.

Coordenador geral da Fenagri, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município, Tiano Félix, aponta a transferência de tecnologias. A viabilidade do uso de coagulante à base de polímero natural, a análise das frutas, implementação do conhecimento da evapotranspiração para o manejo da irrigação e energia solar são alguns dos temas pautados na programação técnico-científica. A coordenação também está reservando espaço para um maior aprofundamento em outros assuntos, a exemplo da produção orgânica  de cebola, atualização tecnológica nutritiva da mangueira e discussões sobre ampliação de mercados nacionais e estrangeiros.

A expectativa do prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, é que a feira movimente mais de R$ 5 milhões em negócios este ano. O Vale do São Francisco responde pela produção anual de quase dois milhões de toneladas de frutas e legumes e parte dessa produção abastece não somente o mercado nacional, mas também o setor internacional representado pelos Estados Unidos, Europa e o Japão.

ENTUSIASMO                             
                                             
Idealizador do lançamento da Fenagri na Assembleia Legislativa, o deputado Zó estava entusiasmado com a presença das autoridades convidadas, a exemplo dos dirigentes de bancos oficiais, secretários estaduais ou representantes, vereadores, prefeito e secretários municipais de Juazeiro, agricultores, dentre outros convidados. 

“É com muito orgulho que a ALBA realiza essa sessão de lançamento da Fenagri e também faremos uma sessão itinerante, no próximo dia 12, lá em Juazeiro para debatermos as demandas dos agricultores. Quero agradecer ao companheiro Eduardo Salles, pelo apoio da comissão da qual também faço parte, e ao presidente da Casa, deputado Angelo Coronel”, afirmou o comunista.

Por sua vez, o presidente da Assembleia também se mostrou muito satisfeito com o lançamento do evento justamente na Assembleia. Ele aproveitou para elogiar o desempenho de Eduardo Salles à frente da Comissão de Agricultura e de Zó no colegiado de Divisão Territorial, além do prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim.

“Eu também sou agricultor. A agricultura veste a agricultura. Até as roupas íntimas  vêm da agricultura, por causa do algodão. Ninguém vive sem a agricultura. O Oeste da Bahia, por exemplo, ajuda o nosso PIB a ser forte, por causa da agricultura”, disse.  O deputado Eduardo Salles também estava muito feliz, especialmente com os elogios do presidente da Casa.


Fonte: site da ALBA
NeusaMenezes/Agência-ALBA
  • Publicado em: 21/06/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: 
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.