Novo sistema de irrigação marca avanço na redução do uso de água no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE


O setor de Produção de Forragens do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE recebeu, na última semana, a instalação de 1,20 hectare de irrigação com sistema de aspersão fixa.
De acordo com o professor e idealizador do projeto, Sebastião Costa, o sistema permite, além de maior economia no uso da água,calculada em cerca de 40 mil litros por hectare por dia, haverá redução no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e maior aproveitamento do tempo de trabalho do operador. Por funcionar com baixa vazão e pressão, o sistema demanda ainda menor potência de bombeamento e, por conseguinte, menor gasto de energia elétrica.


“Este é um verdadeiro avanço no manejo da cultura e um marco na irrigação do campus Petrolina Zona Rural. Foi também um momento ímpar na formação dos alunos, pois tiveram a oportunidade de realizar uma atividade técnica de elevada complexidade”, afirmou Sebastião. A montagem do sistema contou com o apoio de turmas dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária e superior em Agronomia.
Ainda segundo o professor, o esperado é que, durante o segundo semestre deste ano, seja concluída a instalação da irrigação do setor com mais 4,8 hectares do mesmo sistema de irrigação. “O campus está avançando na busca por racionalidade no uso de insumos e recursos naturais, e a substituição dos sistemas de irrigação é imperativa para alçar este objetivo”, garantiu. 


Com o sistema completo, ocupando a área de seis hectares, pretende-se que a economia de água seja de quase 100 milhões de litros por ano.

Comunicação Campus Petrolina Zona Rural
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.