Projeto da Facape pretende auxiliar no controle social de cidades do Vale do São Francisco


A população do Vale terá mais um aliado no acompanhamento dos destinos que são dados aos recursos públicos dos municípios. A partir do mês de agosto o colegiado do curso de Ciências Contábeis da Facape iniciará as atividades do projeto “Observatório do Vale”, um instrumento de pesquisa que servirá para que os estudantes da graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria Pública da Instituição desenvolvam um trabalho de mapeamento das contas públicas das cidades, com informações fornecidas pelo Portal da Transparência. Através de uma ação de cruzamento de dados, serão gerados relatórios que servirão de subsídio para a pesquisa dos estudantes e também para oferecer orientações e consultorias aos gestores municipais quanto aos gastos públicos.

A iniciativa tem o objetivo de estimular nos alunos e na população a relevância do controle social para o equilíbrio fiscal, econômico e social dos recursos que chegam às Prefeituras, indicando se os investimentos estão sendo revertidos em benefícios para a população em áreas como saúde e educação. “A transparência pública fortalece o controle do gasto público, melhora a eficiência do gasto,  consequentemente melhora  também  a  qualidade  dos  serviços  prestados.  A  transparência  permite  à  sociedade  acompanhar  o  desempenho  dos  gestores públicos e inibe o mau uso dos recursos”, argumenta o coordenador do curso de Contabilidade, Agnaldo Batista.

Segundo dados da Transparência Internacional, o Brasil é o 96º país no ranking que analisa a percepção de corrupção no mundo. O estudo, de 2017, avaliou a corrupção do setor público em 180 países.  Ainda segundo o coordenador Agnaldo, o que se pretende é promover a  transparência dos atos da administração pública e estimular as práticas do  Controle  Social,  contribuindo  para  a  formação  cidadã  a  partir  do  envolvimento ativo  dos  alunos  de  Ciências  Contábeis  em  interdisciplinaridade  com  a Controladoria  e  a Gestão  Pública,  Direito  Público,  Finanças  Públicas  e  disciplinas afins. Os relatórios gerados pelo projeto estarão disponibilizados pelo grupo de trabalho.



Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.