Município de Catu recebe curso gratuito para técnicos a partir desta sexta-feira (28)


O município de Catu, distante 95 km de Salvador, será a próxima cidade a receber o curso gratuito de atualização para técnicos de futebol. As atividades, que fazem parte do projeto de Dimensão Social do Futebol, são realizadas por profissionais de Educação Física da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As aulas começam nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, na Sala de Informação do Setor Administrativo da Prefeitura da cidade, quando o coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, Sinval Vieira, realizará um bate-papo com professores e alunos de escolinhas, abordando temas sobre a importância de ensinar os fundamentos do futebol, o relevante papel social que os professores têm na vida dos jovens atletas, dentre outros assuntos.

Já no sábado (29), a Sala de Informação recebe as aulas teóricas de técnico, com o professor Hildebrando Patriarca, às 8h. A parte prática tem início às 14h, no Estádio Municipal, sendo ministrado por Gerson Figueiredo.

Os cursos são realizados através de uma parceria entre Sudesb e as prefeituras locais, que disponibilizam espaço para a realização das aulas práticas e teóricas, tendo como objetivo garantir aos alunos maior qualificação para o mercado de trabalho e oportunidade de geração de renda, promovendo reciclagem e incentivo de iniciantes da área.

Bons frutos – A capacitação da Sudesb tem apresentado bons resultados ao longo dos anos. Um exemplo recente aconteceu no município de Sento Sé, último a ser visitado pela equipe, onde o time de futsal feminino da cidade participou do curso de árbitros e técnicos e afirma ter adquirido novos conhecimentos. 

Segundo Jackeline Kelly, jogadora e uma das líderes da equipe, participar das aulas foi uma experiência incrível de aprendizado. “Os professores nos estimularam mais. Eles nos incentivaram a não desistir, mostrando que com muita dedicação podemos conquistar nosso espaço”.

Recentemente, a equipe disputou pela primeira vez um campeonato  regional oficial. A campanha não foi destaque, já que o time encerrou sua participação com uma vitória, um empate e duas derrotas. Mas segundo Jackeline, o que fica na memória é o apoio da torcida e entrega de todo o grupo para alcançar um mesmo objetivo. “Enfrentamos times mais fortes. O time de Alagoas tinha jogadoras profissionais e pegamos um dos melhores times de Petrolina. Foi muito complicado, mas o pessoal ficou encantado por nós, o time se empenhou muito”.

Em 2018, a equipe de profissionais da Sudesb, que é formada por Sinval Vieira, Hildebrando Patriarca, Rui Mendes e Gerson Figueiredo, já passou pelos seguintes municípios: Maragojipe, Morro do Chapéu, Cachoeira, Itabela, Parapiranga, São Francisco do Conde, Candeias e Sento Sé.


Ascom/Sudesb
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.