No Sertão Produtivo, Rui garante ampliar regionalização da saúde


“O Sertão Produtivo já pode comprovar que a regionalização da saúde é realidade. Depois da policlínica inaugurada em Guanambi, no final do ano passado, atendendo 22 municípios da região, agora nós vamos implantar o Hospital do Câncer de Caetité, pra fazer cirurgias, quimioterapia e radioterapia em quem precisa; pelo menos um milhão de pessoas, de 48 municípios.” A informação vem do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, após visitar Guanambi e Caetité, hoje (14) pela manhã. A jornada ainda vai incluir Rio do Antônio, Brumado, Aracatu e Anagé, nesta sexta.

A regionalização dos serviços de saúde, com implantação de hospitais no interior do estado e das policlínicas regionais, beneficiando diretamente milhões de baianos, é meta de Rui desde que assumiu o governo em 2015. De lá pra cá, foram sete hospitais, 19 policlínicas, novos leitos e maternidades, cinco UPAs e mais de 16 mil cirurgias eletivas realizadas. A estruturação da oncologia em Caetité, autorizada em março, prevê a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 78 leitos, dez de UTI, capacidade para cirurgias gerais, oncológicas e ortopédicas, além de quimioterapia e radioterapia. Será instalada com a requalificação do prédio do Hospital Municipal.

Caetité também recebeu uma delegacia territorial, inaugurada no final de agosto, fruto do investimento de R$ 1,5 milhão de reais na construção. A unidade possui alojamento para policiais, sala de audiência e duas celas. Após a inauguração do presídio de Brumado, os presos da região poderão ser transferidos, diminuindo a superlotação das cadeias. Ainda, entre as propostas do Programa de Governo Participativo (PGP 2018) para o próximo quadriênio, consta implantar a 2ª etapa / fase II da Adutora do Algodão – Ibitira / Lagoa Real, com extensão de 73 km, para reforçar o SIAA de Caetité, beneficiando 23 mil habitantes também nos municípios de Rio do Antônio e Lagoa Real.

Neste sábado (15), a partir das 9h, o candidato vai a Vitória da Conquista e Jequié, acompanhado do ex-ministro da Educação no governo Lula e agora candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, e da candidata à vice-presidência, Manuela D’Ávila (PCdoB). Em Manoel Vitório, a partir das 16h, segue com a comitiva baiana. Já no domingo (16), a “Correria pela Bahia” passa por Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal. Até o final da campanha, Rui pretende visitar pelo menos 120 municípios.

Fotos: Ulisses Dumas/ Divulgação
Imprensa Rui
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.