ACEB apoia candidatura de jovem de Cajazeiras ao Parlamento Juvenil do Mercosul


A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) está apoiando a candidatura do estudante Luiz Henrique Gomes de Jesus para atuar como membro do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) no período 2018-2020. Aluno do curso técnico de administração oferecido pelo Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia (CEEBC), localizado no bairro de  Cajazeiras IV, em Salvador, o candidato baiano é negro; tem 18 anos e é filho de doméstica. Ele atua como voluntário global social pela AIESEC (maior movimento de liderança jovem do mundo); é criador do projeto social “Célula”, voltado para a alfabetização de adultos e idosos; e é o único representante de Salvador no pleito. Apenas estudantes com idade entre 14 e 18 anos podem votar até amanhã, 30 de novembro, pelo site www.pjm.mec.gov.br/.
A candidatura do estudante foi incentivada pela diretora do CEEBC, Firmina de Azevedo, e pelos demais membros daquela comunidade escolar. O projeto Parlamento Juvenil do Mercosul surgiu no setor educacional do Mercosul em 2010. Coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), ele busca promover o protagonismo juvenil entre estudantes do ensino médio, de forma a contribuir para a integração regional dos jovens parlamentares. Os eleitos para um mandato de dois anos discutem, aprovam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
A presidente da ACEB, Marinalva Nunes, disse que está entusiasmada com a forma como o CEEBC conduz suas atividades pedagógicas “sempre incentivando os alunos a ocuparem espaços de destaque na sociedade e a acreditarem em um futuro melhor para todos”, destacou. “Este belo exemplo revela que apesar dos grandes obstáculos e desafios que o país precisa enfrentar no sentido de garantir uma escola pública e de qualidade, é possível realizar. O alcance de grandes conquistas no âmbito escolar depende muito da gestão. Nossa companheira Firmina Azevedo, diretora dessa unidade escolar, e sua equipe, são prova disso”, completou.
Recentemente, o CEEBC enviou alunos para representar a Bahia na primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro para estudantes atletas de 12 a 17 anos. Este ano, o evento foi realizado na cidade de Natal (RN). No início de 2018, 1510 estudantes foram matriculados no ensino médio e 376 no ensino profissionalizante oferecidos pelo Colégio de Cajazeiras.

Carla Santana
Jornalista
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.