Agricultores/as de Sobradinho comercializam produção em Feira Agroecológica

Há cerca de um mês, todo sábado, logo ao amanhecer, um grupo de agricultores e agricultoras de Sobradinho (BA) montam suas barracas repletas de frutas, verduras, hortaliças, doces caseiros e outros produtos que vem diretamente da roça para os consumidores. Esse grupo vem expondo e comercializando sua produção em uma Feira Agroecológica que acontece em um espaço próximo ao Mercado Municipal da cidade.
A movimentação na manhã do sábado vem chamando atenção de muita gente que encontrou nessa feira a oportunidade de consumir algum tipo de alimento natural. A ideia da feira nasceu a partir de levantamentos feitos pelos próprios agricultores do Território Rural Rede Produtiva, formado pelas comunidades dos assentamentos Fonte de Vida, Terra Nossa e Vale da Conquista, além do Tatauí que, contemplados pelo Projeto Pró-Semiárido, foram incentivados a apostarem Quintais Produtivos.
O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de Acordo de Empréstimos contraídos pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
A partir dos Quintais Produtivos, os agricultores e agricultoras investem no cultivo de frutas e hortaliças orgânicas, as quais agora passam a chegar à mesa da população do município. “Nessa feira, nós disponibilizamos um alimento saudável e que cria um elo entre nós agricultores e o povo da cidade,” afirma o produtor Cícero Francisco de Oliveira, um dos líderes e animadores do Assentamento Vale da Conquista.
Quem também ressalta essa ligação do campo com a cidade proporcionada pela feira é o jovem Marcos Vinícius Carvalho, produtor de manga e acerola do Assentamento Fonte de Vida. Marcos lembra que a feira está sendo uma grande oportunidade das famílias rurais escoarem sua produção porque o processo de comercialização dispensa a presença do atravessador e ainda atende aos consumidores que preferem alimentos saudáveis. Ele destaca ainda a feira como um meio de realização de um sonho de muitas famílias: “Cada um que tá aqui nessa feira tem um sonho que é viver em sua própria comunidade e com essa feira esse sonho tá sendo realizado,” disse o jovem produtor.
A consumidora Helena Isabel de Araújo, que toda semana está fazendo compras na Feira Agroecológica, fala sobre os benefícios em adquirir produtos livres de agrotóxicos: “Comprando alimentos orgânicos, é saber que estamos comprando coisas saudáveis e que não vai prejudicar a saúde. Recomendo a todos que comprem porque vale a pena, pois nossa saúde não tem preço,” disse a dona de casa.
A Feira Agroecológica de Sobradinho conta também com o apoio do Irpaa, entidade que presta  assistência técnica às comunidades do Território Rede Produtiva e ainda com o apoio da prefeitura local, Escola Família Agrícola de Sobradinho e estudantes de agroecologia  e agropecuária da Escola Estadual Chico Mendes.

Agência Chocalho
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.