Com parceria da Facape, XIII Sober é realizado com sucesso em Juazeiro-BA

Inovação e agricultura familiar, este foram alguns dos temas debatidos durante essas semana no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – Regional Nordeste (Sober – NE), evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com diversas instituições, entre eles a Facape.

Durante três dias os participantes interagiram em atividades que envolveram palestras e exposições de trabalhos científicos, norteados pelo tema central “Dinâmicas de Desenvolvimento no Semiárido”. O Sober contou com uma participação contundente de professores e alunos da Facape, entre eles o professor Artur Cisneiros e os alunos Harumi Takahaski e Henrique Silva do curso de Economia, que apresentaram os resultados da pesquisa “Obsolescência Programada e seu impacto para a sociedade na percepção dos universitários”. O trabalho trata sobre o consumo excessivo da população que pode ocasionar impactos ao meio ambiente e na sustentabilidade.

Uma das alunas integrantes do grupo de pesquisa, Harumi Takahashi, destaca que a relevância do trabalho está em conscientizar e alertar a sociedade sobre os danos que o consumo desenfreado pode causar ao meio ambiente.  Já o aluno de economia da Facape, Henrique Silva explica que a pesquisa mostra, que cerca de 72,5% dos estudantes preferem comprar novos produtos ao invés de conserta-los,  gerando um consumo desnecessário.

Segundo o vice – coordenador da Pós Graduação Dinâmicas em Desenvolvimento e um dos organizadores do Sober, Professor Valdner Ramos, o debate sinaliza aos estudantes de Economia, Administração e Sociologia as áreas nas quais precisam atuar, e também mostrar que existe espaço para que eles possam desenvolver pesquisas profissionalmente.

O Sober

O Congresso Sober NE está na 13ª edição e procura consolidar as bases de conhecimento que possam contribuir para melhoria da competitividade das atividades do meio rural e promover o desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil, além de estimular o intercâmbio entre formuladores de políticas públicas, cientistas, pesquisadores e gestores da área para debater temas e estudos relacionados ao desenvolvimento rural da região Nordeste. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), e tem parceria com Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e as demais instituições parceiras, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

“É importante os participantes discutirem o Semiárido, com suas perspectivas, dimensões, inovação tecnologia, cultural, sócioeconômico, diversidades e os seus desafios. Os alunos, professores e pesquisadores precisam estar atentos às diferentes dimensões e como cada pesquisador e profissional pode atuar de forma equilibrada e de longo prazo”, avalia o presidente do Sober, Lauro Mattei.

ASCOM FACAPE


Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.