Cooperativa do Vale do São Francisco recebe prêmio nacional por práticas de ressocialização de menores


O projeto ‘Camerata Sicredi Vale do São Francisco' conquistou o 2º lugar do Prêmio SomosCoop 2018, na categoria Cooperativa Cidadã. A prática agraciada consiste na ressocialização de menores socioeducandos por meio da música e já beneficiou mais de 100 adolescentes em 2 anos. Ao todo, o trabalho da unidade petrolinense disputou com outros 437 projetos de 267 cooperativas, sendo apenas 21 reconhecidas nacionalmente.

Uma das mais importantes premiações do cooperativismo brasileiro, o SomosCoop procura valorizar as boas práticas das cooperativas aos seus associados e à comunidade onde estão inseridas. Esta foi a primeira vez que o projeto Camerata Sicredi Vale do São Francisco, que é executado com o apoio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) Case de Petrolina e Vara da Infância do município, competiu para o prêmio. As aulas de teoria e prática ocorrem na Funase.

Pequena orquestra com liberdade de instrumentos, a camerata é especializada em música de câmara e erudita, mas que, para a iniciativa do Sicredi, também foi adaptada para instrumentalizar canções e ritmos tipicamente nordestinos. Wagner Miranda, um dos instrutores do projeto e vocalista dos Matingueiros, afirma que a ação tem mudado a vida de muitos socioeducandos. “Temos um socializando que depois do projeto se mudou para Minas Gerais e agora é músico lá”, cita.

Neste ano, houve um aumento de 25% do número de inscrições no SomosCoop em relação à edição anterior, segundo o Sistema OCB, que promove a distinção. O prêmio é dividido em sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperjovem, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia, Intercooperação e Cooperativa Cidadã, que, além do Sicredi Vale do São Francisco (em Pernambuco), premiou também outras duas cooperativas dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

O Prêmio SomosCoop é entregue a cada dois anos e também é uma forma de difundir boas práticas pelo movimento cooperativista de todo o país. “A cada dia nós buscamos colocar um tijolo a mais na construção de um Brasil melhor e mais justo. Então é preciso parabenizar e incentivar todos esses trabalhos para seguirmos colaborando com o desenvolvimento de uma sociedade mais próspera”, comenta o presidente da Sicredi Vale do São Francisco, Antonio Vinícius Ramalho Leite, que recebeu o título em Brasília.

---
CLAS Comunicação & Marketing
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.