Enxadrista prodígio, aluno de Petrolina disputará nacionais dos jogos escolares em Natal – RN

O petrolinense Álvaro Cristiano Miguelino de Sousa, de 16 anos, está com as malas prontas para embarcar rumo a Natal, no Rio Grande do Norte. É lá que o adolescente vai competir pelo título brasileiro infantil de xadrez, na categoria 15 a 17 anos, dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem entre os dias 12 e 15 de novembro.
Essa, porém, não é a primeira vez que Miguelino disputa a medalha de ouro em uma competição de alto nível. Para chegar à etapa Nacional do Jogos Escolares, o menino disputou, em outubro, no Recife, uma vaga com estudantes de todo estado de Pernambuco, logo após ter vencido a fase municipal. Em 2008, quando tinha apenas seis anos, foi campeão brasileiro de xadrez na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. E até hoje continua sendo uma marca histórica.
O rapaz estuda no Colégio Plenus, no centro de Petrolina, onde, há 10 anos, seu professor Emídio de Santana desenvolve sua potencialidade. “Álvaro é uma joia rara que desde pequeno tinha um dom para o xadrez”, diz o educador lembrando ainda que o aluno conseguiu o 3º lugar nos campeonatos Sulamericano de Xadrez, em Sucre, na Bolívia; e Panamericano, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Agora, neste novo desafio, o estudante da 2ª série do Ensino Médio concorre com outros 26 enxadristas, que representarão seus estados. “Desde que ganhou os Jogos Pernambucanos, Álvaro tem se dedicado muito para ganhar o Nacional. Ele treina nos contra turnos e joga em competições locais e regionais. Estamos muito confiantes no seu desempenho", ressaltou Emídio.

CLAS Comunicação & Marketing
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.