Maior evento agrícola do Norte Nordeste, Bahia Farm Show é lançada durante a Fenagro


Maior feira agrícola do Norte Nordeste, a 15ª Bahia Farm Show foi lançada nesta terça-feira (27), no auditório da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador. A Bahia Farm Show será realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2019, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, e deve movimentar R$ 2 bilhões em negócios. A última edição alcançou mais de R$ 1,8 bilhão, em um cenário de retração da economia. A secretária estadual da Agricultura, Andrea Mendonça, participou do lançamento.

Segundo o chefe de gabinete da Seagri, Eduardo Rodrigues, a Bahia Farm Show é muito importante pelo seu tamanho e pelos equipamentos que são comercializados. “Todos nós estamos muito felizes. O oeste baiano tem grande importância em diversas culturas. É o celeiro para toda a economia da Bahia. O agronegócio representa 25,8% do PIB baiano e também um quarto, ou seja, 25% do agronegócio nacional”.

O presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, afirmou que, com o passar dos anos, a Fenagro tem crescido, progredido e melhorado. “É uma oportunidade que nós temos de falar com o governo, com secretários, empresários e com bancos. Por isso é um momento oportuno para fazermos o lançamento da Bahia Farm Show”.

Zanella informou ainda que a safra do ano passado foi excelente em todas as áreas do oeste baiano e que obteve uma condição boa de preço e encontrou uma demanda internacional aquecida. “Eu acredito que teremos uma expansão gradativa, com uma tecnologia aplicada de primeira, e ainda a oportunidade de softwares, maquinários e fertilizantes cada vez mais adequados à nossa agricultura”.

Desenvolvimento regional

Para o diretor da Bahia Farm Show, Luiz Antônio Pradella, além do agronegócio, o evento movimenta a economia de toda a região. “Temos toda a cadeia de hotéis, restaurantes, a estrutura toda da cidade, e isso gera muitos empregos diretos e indiretos, inclusive com a montagem e desmontagem do parque. Todos os estandes, bilheterias, tudo isso envolve o trabalho de muita gente”.

Convênio
 
Ainda durante o evento de lançamento, foi assinado um convênio entre a Aiba, a Adab e a Polícia Militar da Bahia. O diretor-geral da Adab, Bruno Alves explicou que o convênio de cooperação técnica  tem o objetivo de que a PM acompanhe de forma mais ostensiva as ações de fiscalização da Adab. “A Bahia tem se notabilizado pela importância da agricultura e a Adab tem ajudado a garantir a sanidade dessas culturas. Nós, por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal, fazemos ações de fiscalização e precisamos desse apoio para garantir a segurança dos fiscais e também na questão relativa ao transporte e ao armazenamento de agrotóxicos”.

Fotos: Camila Souza/GOVBA
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.