Estudantes de São Miguel das Matas (BA) valorizam o trabalho de mulheres cientistas e são premiadas no Desafio Criativos da Escola


Por que é raro ver mulheres representadas ou reconhecidas em áreas da ciência? Foi a partir desse questionamento e da constatação de que sim, as mulheres também desenvolvem pesquisas e participam da criação de soluções de invenções para solucionar problemas da humanidade, que alunas do 3°ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, em São Miguel das Matas (BA), decidiram valorizar trajetórias femininas com o projeto "Minas na Ciência". A iniciativa foi uma das 11premiadas da 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Após definir sua missão - de apresentar as mulheres cientistas para todos - o primeiro passo para o desenvolvimento da iniciativa foi descobrir o que colegas sabiam sobre esse tema. Após aplicarem um questionário para estudantes do 8º e 9º ano de escolas municipais da cidade, as jovens descobriram que poucos estudantes, inclusive meninas, conheciam nomes de mulheres cientistas ou o trabalho desenvolvido por elas. As integrantes do projeto decidiram que a melhor forma de tornar essas cientistas mais populares seria criando recursos que usassem a linguagem dos jovens: um curta-metragem, um aplicativo, e jogos diversos. Tudo para dar visibilidade ao trabalho das "minas" na área científica.

Logo, criaram páginas no FacebookInstagram e um blog. Paralelamente, realizaram oficinas no programa de iniciação científica do colégio, propuseram intervenções nos intervalos das aulas, e organizaram visitas em outras escolas. Todos esses esforços contribuíram também com outro objetivo do grupo: mostrar que é possível aprender química, física, biologia e matemática de maneira mais divertida.

Esta é a quarta vez consecutiva que um projeto da Bahia é premiado no Desafio Criativos da Escola. A cerimônia de premiação dos 11 projetos selecionados será no dia 4 de dezembro, em Fortaleza (CE), com a participação de três estudantes e um educador de cada um dos grupos selecionados. A transmissão do evento será feita ao vivo pelo canal do Youtube do Criativos da Escola.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio contou com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 105 municípios onde desenvolve suas atividades. Um dos 11 projetos selecionados é fruto desta parceria.



Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

2pro.com.br
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.