Univasf realizará I Congresso Brasileiro Saúde em Libras



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é definida como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Nesse sentido saúde não é mais compreendida como ausência de doença; mas trata-se de bem estar que compreende a integralidade do sujeito. Desse modo saúde é TUDO que constitui um sujeito e o insere no corpo social. A abrangência desse conceito também permite compreender que profissional de saúde não é necessariamente aquele vinculado uma área específica do conhecimento. Todo profissional que exerce sua função para com outros é, de certa forma, um profissional de saúde. 

É exatamente com essa compreensão que estaremos realizando o I Congresso Brasileiro Saúde em LIBRAS que objetiva atuar na formação de estudantes e profissionais de saúde, e das mais variadas áreas do conhecimento, no tocante ao atendimento digno à pessoa surda. Por atendimento digno entendemos o direito que o sujeito surdo tem de ser devidamente acolhido, em todas as áreas de saúde, através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

Inúmeros são os casos e relatos de negligência e descaso a saúde da pessoa surda; não é raro sabermos de surdos que receberam diagnósticos errados, que foram motivos de piadas em atendimentos de saúde, surdos que pagam consulta, mas precisam levar um intérprete (por conta própria) ou um familiar...Nossa esperança é ver essa realidade mudar. Por isso esse evento contará com a presença de palestrantes surdos e de comunidades surdas das mais diversas partes do Brasil. Durante três dias estudantes e profissionais de saúde APRENDERÃO com os próprios surdos como se deve atender um surdo. Durante três dias ouvirão seus relatos, saberão de suas experiências, pois acreditamos que ouvir as vivências outras do outro nos ensina mais que qualquer livro...a melhor pesquisa, para quem trabalha com humanos, é ouvir e apreender as vivências desse próprio humano...É com imenso prazer que abrimos as portas da universidade para que a comunidade surda entre e nos ensine o que precisamos saber e fazer para que nossas práticas em saúde sejam efetivamente inclusivas. 

As inscrições já estão abertas para os interessados:




Fonte: Site UNIVASF

Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.