Bahia lança aplicativo inédito para profissionais de educação física


Um aplicativo para respaldar o Profissional de Educação Física na hora de decidir sobre o início imediato da prática da atividade física pelo aluno/cliente; o início com restrições; ou a não liberação para o início da prática da atividade física sem antes ser realizada avaliação médica. Este é o aplicativo AP (Avaliação Pré-participação), desenvolvido pela Comissão de Saúde do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA) e que será lançado no dia 17 de dezembro, às 19h, no Auditório Mário Cravo, no edifício SESC Casa do Comércio.

Composto por três etapas, o dispositivo reúne os principais protocolos da Educação Física referentes a critérios e parâmetros de avaliação do aluno/ cliente. Na primeira fase, o aluno responde a uma anamnese com perguntas sobre doenças pré-existentes, medicações em uso, relatos de dor e outros relatos de ordem clínica. Em seguida, vem o PAR-Q sobre os antecedentes familiares. 

Por fim, é feita a análise do risco cardiovascular. Com tudo respondido, é emitido um relatório sobre o início imediato da atividade física, com restrições ou só após uma avaliação médica. As unidade de Esporte e Lazer do SESC Bahia já estão utilizando o material desenvolvido pelo CREF13/BA. O aplicativo AP resguarda o Profissional de Educação Física sobre suas decisões tomadas com base em um documento chancelado por seu conselho de classe. Ele também traz credibilidade às academias e tranquilidade ao aluno ou cliente.

O CREF13/BA reconhece que determinações legais exigindo atestado médico como condição imprescindível para a prática de atividades físicas não garantem a segurança pretendida para o beneficiário e não eximem o Profissional de Educação Física de suas responsabilidades quando da prescrição e orientação do exercício físico e esportivo. Para baixar o aplicativo, basta acessar a Play Store do celular ou através do link que está disponibilizado no site do CREF13 na aba Downloads.

Fonte; Blog do Geraldo Jose
Compartilhar no Google Plus

Postado por George Silva

Entre em contato conosco através do e-mail: sobradinhonoticias@hotmail.com para envio de notícias, sugestões e outros assuntos.